Hipóteses de Escrita
Indicação: Primeiro e Segundo Ano do Ensino Fundamental
As pesquisas realizadas por Emília Ferreiro nos mostra que ao chegar na escola a criança já traz muitos "saberes" sobre a leitura e escrita segundo suas possibilidades e de acordo com os conhecimentos que foram construídos até aquele momento. Para ela, a criança aprende a ler e escrever porque é desafiada a confrontar suas hipóteses (apontadas no livro "A Psicogênese da Língua Escrita" ) com outras possibilidades que são oferecidas pelo professor.
Nesse sentido Telma Weisz explica que "antigamente todos tinham a ideia de que ensinar era transmitir informações. Nos últimos 30 anos, quando começamos a descobrir que ensinar é criar condições e situações para a aprendizagem e quando os professores ouviram falar, sem aprofundamento, que as crianças constroem seu conhecimento, muitos acharam que bastava contar as letras e o material escrito para que o conhecimento aparecesse naturalmente, por geração espontânea".
Abaixo segue quatro vídeos onde Telma Weisy fala aos jornalistas de Nova Escola sobre os processos de aquisição da leitura e da escrita.
Outras informações sobre o tema:
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/aposte-alto-capacidade-alunos-429248.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário