Não perca tempo, venha você também contar os seus segredos!"
Coordenadora: Glória Cristina Pereira
A atividade 7.1 do Terceiro ano, volume 1 do Projeto EMAI tem como expectativa de aprendizagem auxiliar o aluno para que seja capaz de ler, interpretar e representar a movimentação de um objeto ou pessoa no espaço, pela análise de maquetes, esboços e croquis que mostre trajetos.
EE "Carlos Giulieto"
Coordenadora: Cristina Selma
GRUPO DE ESTUDOS DO EMAI
O grupo teve como proposta a realização jogos e brincadeiras para o fortalecimento da Educação Matemática nos Anos Iniciais, o qual corrobora com os fundamentos para uma aprendizagem significativa.
Assim, o grupo estudou a Proposta Curricular e, a partir destas diretrizes elaborou atividades lúdicas que fortalecessem o aprendizado e confeccionou os jogos.
O trabalho foi desenvolvido com alunos dos 1ºs, 3ºs., 4ºs. e 5ºs. Anos no decorrer dos meses de setembro e outubro.
Finalizado os procedimentos de aplicação, reflexão e avaliação das atividades por parte do grupo de estudo foi realizado em ATPC, a socialização das experiências e avanços no ensino da Matemática nos Anos Iniciais.
2016
EE "Estevam Dias Tavares"
Coordenador: Lúcia Magna
Encerramento dos Projetos do Programa
EE " José Silvyo Cimino"
Coordenador: Ester
Para visualizar as imagens é preciso fazer download
EE " Cidade Seródio"
Coordenador: Sidnei S Santos
Projeto Pipa
Reconhecer o universo cultural da nossa
comunidade escolar e partir do conhecimento do sensu comum para construir
significados através de um conhecimento Universalmente reconhecido por nossa
sociedade foi um dos pontos cruciais de nossas discussões que alimentaram e
alicerçaram este projeto. Além disso, reconhecer que o conhecimento pode ser
partilhado sob vários ângulos.
Assim surgiu o projeto pipa com uma intenção inicial de fazer da matemática uma
prática agradável e que está presente nas mais variadas situações do nosso
cotidiano, mas também que ela só(isolada) como campo de conhecimento
descontextualizado, e com um trato meramente cientifico, a torna de difícil
entendimento. Assim o dialogo e a atitude interdisciplinar se fez presente, o
que enriqueceu de forma substancial esta proposta de trabalho. “O cidadão do
século XXI, aprende de forma contextualizada, a partir de uma situação real,
pondo em jogo tudo o que sabe sobre o problema. Discute em grupo, constrói
argumentos favoráveis, desenvolve o poder da escuta atenciosa, e decide com um
sentido coletivo de forma consensual, pelo bem do grupo. O desafio inicial foi
o de indagar sobre uma hipótese: Por que a Pipa consegue voar?
Não tínhamos a idéia de que uma questão geradora e problematizadora,
fosse gerar tanto interesse pela aprendizagem e pesquisa, pois as
crianças ficaram totalmente envolvidas em busca de uma resposta que pudesse
satisfazer suas necessidades cognitivas e metacognitivas.
A partir daí o professor Marcos Paglione que ministra o componente curricular
de experiência matemática pode aprofundar conceitos de Geometria, como ângulos,
retas, polígonos, simetria e mosaicos. Na disciplina de leitura e produção de
texto os alunos desenvolveram o gosto pela leitura através da obra
infanto-Juvenil “SOFI, A PIPA BAILARINA”, que retrata a história das pipas, sua
origem, suas formas e brincadeiras.
A
Disciplina de Artes e Ed. Física trabalharam a confecção de pipas e rabiolas,
assim como os deslocamentos inseridos no ato de desenvolver ação da
brincadeira, ou seja a LOCOMOÇÃO.
A
disciplina de orientação de estudos pesquisou sobre a história da brincadeira,
suas intenções e motivos que contribuíram para sua criação.
A
culminância do projeto se fez presente através da realização de um
festival de pipas com a participação de todos os alunos da U.E
EE " Joaquim Garcia Salvador"
Coordenadora: Ellen Meire Mariano
Projeto Didático: “Um
Mundo Para Animais Pequenos”
No decorrer
do 2º bimestre do ano letivo de 2016, os alunos do 3º ano B, do período da
tarde da professora Maria Conceição Dias Fontes Aristimunha, da E. E. Professor
Joaquim Garcia Salvador, desenvolveram o Projeto “Um mundo para animais
pequenos” em que puderam pesquisar e aprender um pouco sobre alguns animaizinhos
que vivem no jardim.
O projeto tem como objetivo:
·
Aprender
e utilizar procedimentos de leitor para localizar e selecionar informações de
livros e revistas em textos de divulgação científica como, grifar, fazer
anotações, destacar as principais informações, para produzirem textos de autoria (Verbetes de Enciclopédia Infantil).
Relato de experiência:
Durante o
Projeto foram desenvolvidas várias etapas como: Leitura, pesquisas, destaque
das partes importantes do texto, rascunho, resumo e produção de verbetes em
momentos coletivo, em dupla e individual. Em uma das atividades os alunos foram
à sala de informática para que pudessem
pesquisar diferentes textos, era nítida a satisfação no rosto de cada um com as
descobertas e curiosidades sobre estes pequenos animais, também visitamos a
biblioteca para consultarmos enciclopédias, a partir daí pude observar que os
alunos planejavam o que iam escrever, respeitavam as características do gênero
proposto, escolhiam palavras e expressões pertinentes a linguagem escrita,
elaboravam perguntas pertinentes, comentavam as informações adquiridas com as
pesquisas, faziam anotações a respeito em seus cadernos, para posteriormente
coloca-las no mural (produto final do projeto). Tenho uma aluna portadora de deficiência
intelectual, ela não consegue reter nenhuma informação, mas está tão empolgada
com o projeto que identifica todos os bichinhos do Projeto, com ela fiz um
trabalho diferenciado com atividades como cruzadinhas, caça-palavras com banco
de palavras, pinturas, recortes e colagem, todos voltado para o tema do
Projeto.
Está sendo fantástico
o trabalho realizado, pois as minhas expectativas estão sendo alcançadas.
Parabéns aos alunos do 3º ano B!
Profª Maria
Conceição Dias Fontes Aristimunha.
EE "Pastor Amaro José dos Santos"
Coordenadora: Michelle Regina Canova
Projeto Cantigas
Populares -2 º Ano
Inicialmente conversamos em sala de
aula sobre o que seria o projeto, como seria seu desenvolvimento e que, ao
final, produziríamos um livro coletivo para ler para as crianças menores. Os
alunos se mostraram entusiasmados e ansiosos por este momento. Durante o
primeiro bimestre as etapas do projeto foram seguidas com as crianças, nas
quais além das cantigas do Livro “Ler e Escrever”, trouxeram e sociabilizaram
outras que eram conhecidas previamente por eles. As cantigas para a confecção
do Livro foram escolhidas pelos alunos, buscando opções não tão conhecidas,
para que o público alvo pudesse conhecer algo novo. O Livro (produto final
acordado na etapa inicial) foi confeccionado em Papel Canson A3 e encadernado
com letras grandes para que fosse lido coletivamente. As figuras foram
coloridas pelos próprios alunos. No dia da Leitura para os 1ºs anos, as
crianças ensaiaram o tom de voz correto, as pausas e postura. Apresentaram para
as turmas menores, que receberam com curiosidade e aplaudiram ao final. Após a
apresentação o Livro foi disponibilizado para as outras turmas como fonte de
leitura e entretenimento. O Projeto ocorreu a contento, sendo bastante positivo
para o desenvolvimento cognitivo dos educandos como apoio à alfabetização dos
que ainda não a consolidaram.
Professora Elda.
Projeto Cantigas Populares – Livro
Ler e Escrever- 2º Ano p. 137-167.
EE " Carlos Giulietto"
Coordenadora: Cristina Selma Duarte Viana
Na perspectiva do coletivo retomamos as diretrizes da Proposta
Pedagógica da escola, à luz do Currículo Oficial e, nesta narrativa para 2016,
a proposta de ensinar e aprender se renova e se fortalece dentro e fora dos
muros escolares.
“A chave para o sucesso está em nossas mãos!” Esta foi a temática do
Planejamento da E. E. Carlos Giulietto
em 2016.
Se, então, a
chave está em nossas mãos, porque não agraciar a todos os educadores da escola
com um singelo chaveiro?
Roda literária
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