Sobre o "Programa Ler e Escrever"

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Guarulhos, São Paulo, Brazil
Por meio do programa Ler e Escrever, a Educação desenvolve um conjunto de ações voltadas aos estudantes do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de alfabetizar todas as crianças até sete anos de idade matriculadas na rede estadual. Os alunos recebem formação, materiais pedagógicos e são acompanhados pelos professores que os estimulam a desenvolver competências relacionadas ao discurso oral e escrito. Sua meta é ver plenamente alfabetizadas, todas as crianças com até oito anos de idade (2ª série/3º.ano) matriculadas na rede estadual de ensino, bem como garantir recuperação da aprendizagem de leitura e escrita aos alunos das demais séries/anos do Ciclo I do Ensino Fundamental.

A Coordenação Pedagógica compartilha...

 " Este espaço é um local para as escolas divulgarem algumas idéias e procedimentos pedagógicos que estão acontecendo nas escolas e incentivam a articulação do trabalho docente.
    Não perca tempo, venha você também contar os seus segredos!"

EE "Francisca de Assis Ferreira Novak"
Coordenadora: Glória Cristina Pereira

    A atividade 7.1 do Terceiro ano, volume 1 do Projeto EMAI tem como expectativa de aprendizagem auxiliar o aluno para que seja capaz de ler, interpretar e representar a movimentação de um objeto ou pessoa no espaço, pela análise de maquetes, esboços e croquis que mostre trajetos. 




EE "Carlos Giulieto"
Coordenadora: Cristina Selma

GRUPO DE ESTUDOS DO EMAI
O grupo teve como proposta a realização jogos e brincadeiras para o fortalecimento da Educação Matemática nos Anos Iniciais, o qual corrobora com os fundamentos para uma aprendizagem significativa.
Assim, o grupo estudou a Proposta Curricular e, a partir destas diretrizes elaborou atividades lúdicas que fortalecessem o aprendizado e confeccionou os jogos.
O trabalho foi desenvolvido com alunos dos 1ºs, 3ºs., 4ºs. e 5ºs. Anos no decorrer dos meses de setembro e outubro.
Finalizado os procedimentos de aplicação, reflexão e avaliação das atividades por parte do grupo de estudo foi realizado em ATPC, a socialização das experiências e avanços no ensino da Matemática nos Anos Iniciais.



https://drive.google.com/file/d/0B8Fy6J9idUbsZUxkSzg1VGlIYkE/view?usp=sharing









2016

EE "Estevam Dias Tavares"
Coordenador: Lúcia Magna


Encerramento dos Projetos do Programa





EE " José Silvyo Cimino"
Coordenador: Ester

Encerramento de Projetos


https://drive.google.com/file/d/0B8Fy6J9idUbsUnZCR2pmQXMycW8/view?usp=sharing

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EE " Cidade Seródio"
Coordenador: Sidnei S Santos 

Projeto Pipa


       Reconhecer o universo cultural da nossa comunidade escolar e partir do conhecimento do sensu comum para construir significados através de um conhecimento Universalmente reconhecido por nossa sociedade foi um dos pontos cruciais de nossas discussões que alimentaram e alicerçaram este projeto. Além disso, reconhecer que o conhecimento pode ser partilhado sob vários ângulos.
      Assim surgiu o projeto pipa com uma intenção inicial de fazer da matemática uma prática agradável e que está presente nas mais variadas situações do nosso cotidiano, mas também que ela só(isolada) como campo de conhecimento descontextualizado, e com um trato meramente cientifico, a torna de difícil entendimento. Assim o dialogo e a atitude interdisciplinar se fez presente, o que enriqueceu de forma substancial esta proposta de trabalho. “O cidadão do século XXI, aprende de forma contextualizada, a partir de uma situação real, pondo em jogo tudo o que sabe sobre o problema. Discute em grupo, constrói argumentos favoráveis, desenvolve o poder da escuta atenciosa, e decide com um sentido coletivo de forma consensual, pelo bem do grupo. O desafio inicial foi o de indagar sobre uma hipótese: Por que a Pipa consegue voar?
      Não tínhamos a idéia de que uma questão geradora e problematizadora,  fosse gerar tanto interesse pela aprendizagem e  pesquisa, pois as crianças ficaram totalmente envolvidas em busca de uma resposta que pudesse satisfazer suas necessidades cognitivas e metacognitivas.
     A partir daí o professor Marcos Paglione que ministra o componente curricular de experiência matemática pode aprofundar conceitos de Geometria, como ângulos, retas, polígonos, simetria e mosaicos. Na disciplina de leitura e produção de texto os alunos desenvolveram o gosto pela leitura através da obra infanto-Juvenil “SOFI, A PIPA BAILARINA”, que retrata a história das pipas, sua origem, suas formas e brincadeiras.
   A Disciplina de Artes e Ed. Física trabalharam a confecção de pipas e rabiolas, assim como os deslocamentos inseridos no ato de desenvolver ação da brincadeira, ou seja a LOCOMOÇÃO.
    A disciplina de orientação de estudos pesquisou sobre a história da brincadeira, suas intenções e motivos que contribuíram para sua criação.
    A culminância do projeto  se fez presente através da realização de um festival de pipas com a participação de todos os alunos da U.E


https://drive.google.com/file/d/0B8Fy6J9idUbsZTZuZC1YRG5Fb1U/view?usp=sharing


 




EE " Joaquim Garcia Salvador"
Coordenadora: Ellen Meire Mariano


Projeto Didático: “Um Mundo Para Animais Pequenos”

            No decorrer do 2º bimestre do ano letivo de 2016, os alunos do 3º ano B, do período da tarde da professora Maria Conceição Dias Fontes Aristimunha, da E. E. Professor Joaquim Garcia Salvador, desenvolveram o Projeto “Um mundo para animais pequenos” em que puderam pesquisar e aprender um pouco sobre alguns animaizinhos que vivem no jardim.
O projeto tem como objetivo:
·         Desenvolver a competência leitora e escritora;
·         Aprender e utilizar procedimentos de leitor para localizar e selecionar informações de livros e revistas em textos de divulgação científica como, grifar, fazer anotações, destacar as principais informações, para produzirem textos de autoria  (Verbetes de Enciclopédia Infantil).
Relato de experiência:
            Durante o Projeto foram desenvolvidas várias etapas como: Leitura, pesquisas, destaque das partes importantes do texto, rascunho, resumo e produção de verbetes em momentos coletivo, em dupla e individual. Em uma das atividades os alunos foram  à sala de informática para que pudessem pesquisar diferentes textos, era nítida a satisfação no rosto de cada um com as descobertas e curiosidades sobre estes pequenos animais, também visitamos a biblioteca para consultarmos enciclopédias, a partir daí pude observar que os alunos planejavam o que iam escrever, respeitavam as características do gênero proposto, escolhiam palavras e expressões pertinentes a linguagem escrita, elaboravam perguntas pertinentes, comentavam as informações adquiridas com as pesquisas, faziam anotações a respeito em seus cadernos, para posteriormente coloca-las no mural (produto final do projeto). Tenho uma aluna portadora de deficiência intelectual, ela não consegue reter nenhuma informação, mas está tão empolgada com o projeto que identifica todos os bichinhos do Projeto, com ela fiz um trabalho diferenciado com atividades como cruzadinhas, caça-palavras com banco de palavras, pinturas, recortes e colagem, todos voltado para o tema do Projeto.
           Está sendo fantástico o trabalho realizado, pois as minhas expectativas estão sendo alcançadas. Parabéns aos alunos do 3º ano B!


 Profª Maria Conceição Dias Fontes Aristimunha.

 

  









EE "Pastor Amaro José dos Santos"
Coordenadora: Michelle Regina Canova


Projeto Cantigas Populares -2 º Ano
Inicialmente conversamos em sala de aula sobre o que seria o projeto, como seria seu desenvolvimento e que, ao final, produziríamos um livro coletivo para ler para as crianças menores. Os alunos se mostraram entusiasmados e ansiosos por este momento. Durante o primeiro bimestre as etapas do projeto foram seguidas com as crianças, nas quais além das cantigas do Livro “Ler e Escrever”, trouxeram e sociabilizaram outras que eram conhecidas previamente por eles. As cantigas para a confecção do Livro foram escolhidas pelos alunos, buscando opções não tão conhecidas, para que o público alvo pudesse conhecer algo novo. O Livro (produto final acordado na etapa inicial) foi confeccionado em Papel Canson A3 e encadernado com letras grandes para que fosse lido coletivamente. As figuras foram coloridas pelos próprios alunos. No dia da Leitura para os 1ºs anos, as crianças ensaiaram o tom de voz correto, as pausas e postura. Apresentaram para as turmas menores, que receberam com curiosidade e aplaudiram ao final. Após a apresentação o Livro foi disponibilizado para as outras turmas como fonte de leitura e entretenimento. O Projeto ocorreu a contento, sendo bastante positivo para o desenvolvimento cognitivo dos educandos como apoio à alfabetização dos que ainda não a consolidaram.
Professora Elda.

Projeto Cantigas Populares – Livro Ler e Escrever- 2º Ano p. 137-167.




https://www.dropbox.com/s/xlxirz1za5kz6m5/20160426_102703.mp4?dl=0










EE " Carlos Giulietto"
Coordenadora: Cristina Selma Duarte Viana



Na perspectiva do coletivo retomamos as diretrizes da Proposta Pedagógica da escola, à luz do Currículo Oficial e, nesta narrativa para 2016, a proposta de ensinar e aprender se renova e se fortalece dentro e fora dos muros escolares.
“A chave para o sucesso está em nossas mãos!” Esta foi a temática do Planejamento da E. E.  Carlos Giulietto em 2016.



   Se, então, a chave está em nossas mãos, porque não agraciar a todos os educadores da escola com um singelo chaveiro?
 


 


https://doc-14-b8-docs.googleusercontent.com/docs/securesc/6fpbef1hla7suoapreb9o8ufgb9u1hk0/fomsoh6ocngj8ig32ac8dqbdslk0h6qt/1456840800000/17738062009954404996/05182113983145127351/0B3Nnpr6yuRXOSXBjYU15NXA5X3c?e=download&nonce=2433h2afnniee&user=05182113983145127351&hash=8dr5og1l142heq6uoq3ttqph91cp5o3h
                                                                           Roda literária

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