Sobre o "Programa Ler e Escrever"

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Guarulhos, São Paulo, Brazil
Por meio do programa Ler e Escrever, a Educação desenvolve um conjunto de ações voltadas aos estudantes do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de alfabetizar todas as crianças até sete anos de idade matriculadas na rede estadual. Os alunos recebem formação, materiais pedagógicos e são acompanhados pelos professores que os estimulam a desenvolver competências relacionadas ao discurso oral e escrito. Sua meta é ver plenamente alfabetizadas, todas as crianças com até oito anos de idade (2ª série/3º.ano) matriculadas na rede estadual de ensino, bem como garantir recuperação da aprendizagem de leitura e escrita aos alunos das demais séries/anos do Ciclo I do Ensino Fundamental.

Formação/2015






Esse espaço é destinado a consulta dos materiais  trabalhados durante a formação do Programa Ler e Escrever , orientada pela professora Célia Prudêncio ( equipe da professora Telma Weisz)

Orientação Técnica


PROJETO DIDÁTICO
TEATRO DE LEITORES- CONTRIBUIÇÃO SIGNIFICATIVA PARA MELHORAR A FLUÊNCIA LEITORA[1]

O Teatro de Leitores é uma atividade de leitura na qual cada aluno interpreta um personagem com a expressividade necessária para lhe dar vida. (Martinez, Roser, e Strecker, 1999). Requer leitura e releitura que proporciona um sentido para a repetição; concentra a atenção das crianças em torno dos significados e personagens do texto e propicia assim uma maior análise, com a finalidade de se  conseguir uma interpretação oral diante de uma plateia. Deste modo, proporciona à criança um contexto sociocultural (quando se converte em ator e deve representar um personagem) para trabalhar com o texto (Cairney 1992).
O Teatro de Leitores atende aos princípios da linguagem integral, pois é um evento de comunicação real, em que os alunos são encorajados a ler seus roteiros, porque desejam e podem fazer isso, e porque os outros estão interessados em ouvi-los (Rinehart, 1999). Os alunos interagem cooperativamente com seus pares, portanto,  não se sentem só quando leem. Os roteiros são atraentes para as crianças e possibilitam aos alunos realizar uma leitura mais atenta, intervindo no momento oportuno; os papéis variam em extensão e podem ser ajustados ao nível de leitura das crianças e de suas personalidades (Tyler e Chard, 2000). Worthy e Prater (2002) observaram que o Teatro de Leitores facilita o desempenho das crianças na leitura em voz alta, promove a auto avaliação e aumenta a autoconfiança de seus leitores. A interpretação dos personagens que elas fazem constitui uma evidência de que compreenderam o que leram. Os exemplos, a orientação e o feedback são componentes naturais dos ensaios que favorecem a leitura (Grarnigna, 2005). Por outro lado, Obregón (2007)  reconhece a importância de que os alunos tenham  uma maior participação no seu próprio processo leitor e  esta estratégia é um exemplo disso.
Considerando todas estas ideias, o Teatro de Leitores proporciona um contexto ideal para evitar que os leitores iniciantes fiquem entediados com a leitura repetida de textos e permite que as crianças pratiquem essa leitura com um propósito atrativo, em função do gênero e da situação comunicativa, e assim, possam desenvolver a fluência e compreensão leitora. .



[1] 1.Trabalho  apresentado no Seminário de Boas Práticas Pedagógicas da SEE, em Serra Negra-SP em Outubro de 2013 e no Grupo de Tematização da Prática de Sala de Aula, sob a supervisão continuada do trabalho pedagógico por Telma Weisz, em Novembro de 2013.





 
                   



















https://drive.google.com/open?id=0B8Fy6J9idUbsS1ZybFIxdE56MGc

2 comentários:

Unknown disse...

participei da formação do dia 7/4. estou tentando acesso aos documentos mas não consigo.

lerescrever.degnorte disse...

Olá Rita, a configuração já foi corrigida, agora você conseguirá realizar o acesso.