Esse espaço é destinado a consulta dos materiais trabalhados durante a formação do Programa Ler e Escrever , orientada pela professora Célia Prudêncio ( equipe da professora Telma Weisz)
Orientação Técnica
PROJETO
DIDÁTICO
TEATRO DE
LEITORES- CONTRIBUIÇÃO SIGNIFICATIVA PARA MELHORAR A FLUÊNCIA LEITORA[1]
O Teatro
de Leitores é uma atividade de leitura na qual cada aluno interpreta um
personagem com a expressividade necessária para lhe dar vida. (Martinez, Roser,
e Strecker, 1999). Requer leitura e releitura que proporciona um sentido para a
repetição; concentra a atenção das crianças em torno dos significados e
personagens do texto e propicia assim uma maior análise, com a finalidade de
se conseguir uma interpretação oral
diante de uma plateia. Deste modo, proporciona à criança um contexto
sociocultural (quando se converte em ator e deve representar um personagem)
para trabalhar com o texto (Cairney 1992).
O Teatro
de Leitores atende aos princípios da linguagem integral, pois é um evento de
comunicação real, em que os alunos são encorajados a ler seus roteiros, porque
desejam e podem fazer isso, e porque os outros estão interessados em ouvi-los
(Rinehart, 1999). Os alunos interagem cooperativamente com seus pares,
portanto, não se sentem só quando leem.
Os roteiros são atraentes para as crianças e possibilitam aos alunos realizar
uma leitura mais atenta, intervindo no momento oportuno; os papéis variam em
extensão e podem ser ajustados ao nível de leitura das crianças e de suas
personalidades (Tyler e Chard, 2000). Worthy e Prater (2002) observaram que o Teatro
de Leitores facilita o desempenho das crianças na leitura em voz alta, promove
a auto avaliação e aumenta a autoconfiança de seus leitores. A interpretação
dos personagens que elas fazem constitui uma evidência de que compreenderam o
que leram. Os exemplos, a orientação e o feedback são componentes naturais dos
ensaios que favorecem a leitura (Grarnigna, 2005). Por outro lado, Obregón
(2007) reconhece a importância de que os
alunos tenham uma maior participação no
seu próprio processo leitor e esta estratégia
é um exemplo disso.
Considerando
todas estas ideias, o Teatro de Leitores proporciona um contexto ideal para
evitar que os leitores iniciantes fiquem entediados com a leitura repetida de
textos e permite que as crianças pratiquem essa leitura com um propósito
atrativo, em função do gênero e da situação comunicativa, e assim, possam
desenvolver a fluência e compreensão leitora. .
[1]
1.Trabalho apresentado no Seminário de Boas Práticas
Pedagógicas da SEE, em Serra Negra-SP em Outubro de 2013 e no Grupo de
Tematização da Prática de Sala de Aula, sob a supervisão continuada do trabalho
pedagógico por Telma Weisz, em Novembro de 2013.
2 comentários:
participei da formação do dia 7/4. estou tentando acesso aos documentos mas não consigo.
Olá Rita, a configuração já foi corrigida, agora você conseguirá realizar o acesso.
Postar um comentário