Sobre o "Programa Ler e Escrever"

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Guarulhos, São Paulo, Brazil
Por meio do programa Ler e Escrever, a Educação desenvolve um conjunto de ações voltadas aos estudantes do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de alfabetizar todas as crianças até sete anos de idade matriculadas na rede estadual. Os alunos recebem formação, materiais pedagógicos e são acompanhados pelos professores que os estimulam a desenvolver competências relacionadas ao discurso oral e escrito. Sua meta é ver plenamente alfabetizadas, todas as crianças com até oito anos de idade (2ª série/3º.ano) matriculadas na rede estadual de ensino, bem como garantir recuperação da aprendizagem de leitura e escrita aos alunos das demais séries/anos do Ciclo I do Ensino Fundamental.

EMAI



      Esta página é destinada ao estudo,  sugestões de atividades e encaminhamentos complementares do Projeto EMAI. Compartilhe suas ideias também!

Obs : Na data desta publicação os professores, provavelmente, estarão trabalhando com a quarta THA.

Ampliando saberes:

      Estamos quase no final do primeiro bimestre, e ainda é possível observar que algumas das expectativas de aprendizagem para números e operações não foram alcançadas? E agora? 
      O EMAI propõe uma sequência de atividades para ser realizada de forma interativa o que irá permitir aos alunos refletir coletivamente sobre o conteúdo abordado e, a partir da mediação do professor, avançar em suas hipóteses ou consolidar a aprendizagem. É importante que os alunos compartilhem suas hipóteses para que conheçam outras possibilidades de respostas, além de permitir ao  professor  fazer a mediação através de boas perguntas.
       No primeiro ano é importante que o professor conheça a hipótese de escrita numérica em que o aluno se encontra. Patrícia Sadovisk e Délia Lerner fizeram um estudo sobre o tema ...

Como fazer?
      Segundo Telma Weisz em "Diálogo entre o ensino e a aprendizagem", no diálogo entre professor e aprendiz, cabe ao professor organizar situações de aprendizagem. Mas o que vem a ser isso? Elas consistem em atividades planejadas, propostas e dirigidas com a intenção de favorecer a ação do aprendiz sobre um determinado objeto de conhecimento, e essa ação está na origem de toda e qualquer aprendizagem.
        Não basta, no entanto, que sejam planejadas, propostas e dirigidas para constituírem automaticamente boas situações de aprendizagem para os alunos. Para terem valor pedagógico, serem boas situações de aprendizagem, as atividades propostas devem reunir algumas condições, respeitar alguns princípios. Boas situações de aprendizagem costumam ser aquelas em que:
  • os alunos precisam pôr em jogo tudo o que sabem e pensam sobre o conteúdo que se quer ensinar;
  • os alunos têm problemas a resolver e decisões a tomar em função do que se propõem produzir;
  • a organização da tarefa pelo professor garante a máxima circulação de informação possível;
  • o conteúdo trabalhado mantém suas características de objeto sociocultural real, sem se transformar em objeto escolar vazio de significado social.


Materiais que ajudam o aluno a refletir:

Fichas sobrepostas
Este material tem como objetivo  trabalhar a relação entre a escrita de um número no sistema de numeração decimal (SND) e sua decomposição.  Trata-se de um conjunto de fichas que permite ao aluno escrever  os números propostos a medida em que se reflete sobre sua escrita numérica convencional. As fichas são compostas por unidade, dezenas exatas, centenas exatas e unidade de milhar exata. Assim para representar o número 2471 utilizamos as fichas:
  

2
0
0
0
4
0
0
7
0
1
Que devem ser sobrepostas para montar o número desejado   

2
4
7
1

Variações desse material:



Sugestões de atividades

 Matemática é D+ - contando a coleção


 
Sistemas de numeração - Coleção 1 


 Sistemas de numeração - Coleção 2


Jogos on-line

Cartelas sobrepostas


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