Sobre o "Programa Ler e Escrever"

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Guarulhos, São Paulo, Brazil
Por meio do programa Ler e Escrever, a Educação desenvolve um conjunto de ações voltadas aos estudantes do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de alfabetizar todas as crianças até sete anos de idade matriculadas na rede estadual. Os alunos recebem formação, materiais pedagógicos e são acompanhados pelos professores que os estimulam a desenvolver competências relacionadas ao discurso oral e escrito. Sua meta é ver plenamente alfabetizadas, todas as crianças com até oito anos de idade (2ª série/3º.ano) matriculadas na rede estadual de ensino, bem como garantir recuperação da aprendizagem de leitura e escrita aos alunos das demais séries/anos do Ciclo I do Ensino Fundamental.
ATIVIDADE 3 (3 HORAS)

Escolha do material do EMAI utilizado por você este ano, duas atividades: uma que aborda o campo conceitual aditivo e outra o campo conceitual multiplicativo e, a partir dos estudos realizados durante o curso sobre Metodologia de Resolução de Situações Problema, Campos Conceituais de Vergnaud e THA, faça um registro reflexivo pensando em quais intervenções você poderia ter feito para fazer seus alunos avançarem ainda mais.

17 comentários:

Unknown disse...

Atividade - 33.5
Essa atividade aborda tanto o campo aditivo(composição e transformação) como, o multiplicativo( proporcionalidade).
Registro reflexivo: o mercadinho, contextualiza situações problemas, nesse ambiente, as crianças se apropriam do sistema monetário e da ideia de resolução de problemas, tudo de uma forma divertida e autônoma!

LINDIA BARBOSA disse...

EMAI sequência 22, atividade 22.5 (contagem de coleções) essa atividade permite mostrar para as crianças as diferentes formas de contar, como por exemplo por meio do agrupamento como mostrado na intervenção e também eu poderia ter questionado sobre o cálculo mental. Poderia também ter estimulado eles a falarem a quantidade total de bonecas mostradas no livro.
EMAI sequência 28 atividades 28.3 (determinar a quantidade existente em cada caixa) essa atividade possibilita associar a multiplicação como uma operação possível para a resolução dos problemas. Poderia ter feito a seguinte intervenção, questionado aos alunos o que seria horizontal e vertical e que além do procedimento de contagem realizado por eles a multiplicação facilita não só está mas outras contagens, exemplo de quantos alunos tem na sala contando os alunos da vertical e horizontal.

Mariuza Paulino Franco disse...


Para Vergnad para a intervenção dos alunos e ter uma palavra chave em situação problemas.
No campo aditivo da sequência 26.3 perguntar o maior e quem tem mais.
Na sequência 30.4
Andreia,mãe de Ana tem 15 reais e seu marido tem o triplo quanto pai de Ana tem em sua carteira?
palavra chave quantidades.

Adriana Paixão Santos disse...

Livro do EMAI 1 - 3º ano
Sequência 4 - Atividade 4.3 Campo aditivo.
Os problemas trataram sobre transformação positiva e negativa para chegar ao estado final.
1º e 2º de transformação positiva
3º e 4º de transformação negativa sendo o 4º não há congruência semântica, ou seja, o verbo perdeu implica uma operação de adição.
Sequência 11 - Atividade 11.1 Campo multiplicativo.
1,2,3 - ideias de razão
2,3,4 - multiplicação comparativa
Nas duas atividades minhas intervenções poderiam ser mais pontuais e significativas para o aluno. Deixar que os alunos utilizassem procedimentos pessoais mais a vontade sem querer induzi-los a uma resposta ou não dar ideias de que a forma que ele estivesse propondo como solução, estaria diferente da minha ideia isso, isso sempre leva o aluno a apagar suas ideias.
Como está escrito na 3ª THA "para Vergnaud, uma mesma situação problema pode ser proposta de diferentes maneiras e ser resolvida pelo algoritmo convencional ou não".
Deveria ter estimulado mais a resolver problemas com diferentes recursos, calculo mental, calculadora, contagem de um em um ou mais elementos, em conjuntos, por meio de desenhos...
Verificar quais as hipóteses e deixa-los discutir mais seus procedimentos entre eles e apresentar com mais frequências suas produções.

Professora Waldeniza disse...

Waldeniza Rodrigues
Livro do EMAI 5ºAno, Atividade 26.1, essa atividade é riquíssima para o aluno ampliar o seu conhecimento a respeito do campo aditivo, pois aborda a composição, comparação e composição e transformação. Essas atividades permitem ao professor uma interação maior com seus alunos, uma vez que suas capacidades de busca para solucionar os problemas são estimuladas a todo momento, além de permitir uma socialização maior com os colegas e de forma mais rica, já que seus conhecimentos são colocados a prova com atividades bastante questionadoras.
Atividade 27.1, aborda o campo multiplicativo e seus diferentes significados utilizando situações-problema, fazendo com que os alunos pensem na ideia do campo multiplicativo de forma mais ampla.Essa atividade apresenta três situações-problema, sendo a primeira de proporcionalidade, a segunda de configuração retangular e a terceira de multiplicação comparativa. Assim os alunos precisam colocar em jogo tudo que já sabem para darem conta da resolução dos problemas.

Unknown disse...

EMAI - 4º ANO
sequência 5
toda esta sequência vai trabalhar com o campo aditivo, desde resoluções de situações problemas, como cálculos de adições e subtrações aproximados e estratégias de verificação e controle de resultados. considerando a atividade 5.2 poderia ter organizado a turma de forma a proporcionar o melhor aprendizado, de uma maneira que todos poderiam ter acesso as informações considerando que o parceiro mais experiente me auxiliaria muito mais.
no Campo multiplicativo, gostaria de destacar a atividade 18.1 nesta atividade aparece algumas nomenclatura da multiplicação, como dobro, triplo onde a criança passa a perceber que a ideia das vezes a mais e que se escolher o campo aditivo, chegará ao resultado, porem utilizando a multiplicação, será muito mais rápido a solução dos problemas. Após os estudos, eu teria explorado melhor as resoluções escolhidas poe eles, assim, logo eles conseguiriam observar as melhores escolhas.

Unknown disse...

A sequencia escolhida para realização da atividade proposta foi a 18 do manual do 3º ano,no decorrer de toda a sequencia estão presentes situações problemas que envolvem os campos aditivo e multiplicativo os conceitos abordam as ideias de combinação, comparação, composição e transformação.

Elaine Cristina Martins disse...

3ºano
Escolhi a sequencia 30 do volume 2. Escolhi esta sequencia porque há muitas situações problema e por isso muito, muito dialogo. Estou apaixonada por esta nova matemática e muito feliz por fazer parte deste novo momento, quando estudei tinha muita dificuldade para compreender conceitos matemáticos e sentia falta justamente do dialogo e de uma proximidade com o professor algo que eu pudesse compartilhar e desta maneira ser "corrigida" era o que eu esperava como aluna mas isso não acontecia, infelizmente apenas o professor falava e jogava todo seu imenso conhecimento,eu deveria devorá-lo de uma só vez. Naqueles anos apresentei enormes dificuldades e hoje com certa facilidade consigo com que todos os alunos se expressem e compreendam conceitos que até eu como professora a pouco desvendei.
Muito feliz!

Unknown disse...

Atividade 29.1 sequência 29 1ºano
É um jogo da memória para formar soma que irá dar 10. São feitas fichas com o números de 0 a 9,e eles viram duas cartas e fazem a soma, se formar 10 ganha ponto, depois anota na tabela.
Como intervenção fizemos a tabela na lousa, e no coletivo da sala, para só depois jogarem em dupla. Dessa maneira eles se apropriaram do sistema do jogo e entenderam.

Sandra Lucia disse...

Sequencia 30 emai 3º ano
atividades 30.1 a 30.3, são atividades que apresentam situações problema que envolvem o campo aditivo e multiplicativo,nesta sequencia o tema circo é apresentado, o primeiro passo seria ter uma conversa inicial com as crianças sobre o tema perguntando se eles já foram no circo o que viram lá,preparar algumas imagens do circo para os alunos que ainda não conhecem, algo muito interessante nesta atividade foi organiza-los em duplas, para que possam discutir suas ideias, logo depois de observar as duplas durante a realização da atividade socializar as respostas deles pedir que eles expliquem suas estrategias, e no fim da atividade apresentar a resolução com o algoritmo.

Juliane Gabriele disse...

Atividade 19.1 emai 3º ano
Campo multiplicativo
Iniciar atividade conversando com eles sobre o tema festa de aniversario, o que normalmente tem de comida e a partir desse ponto, organiza- los em duplas, propor que eles leiam as situações e depois ler uma a uma e dar um tempo para que realizem uma a uma, ir observando como realizam que tipo de estrategias utilizam para a resolução de cada uma e por fim socializar as resoluções.Algo que os ajudou muito foi o material manipulável,que no caso foi tampinhas.
Atividade 23.2 emai 3º ano Campo aditivo
Nesta atividade foi apresentado na aula anterior uma tabela com as expectativas de vida de cada animal, propus a eles que pesquisassem a as expectativas de outros animais também, no inicio da aula disse a eles que iriamos fazer algumas situações problema e que teríamos que utilizar a tabela a aula anterior, organizei a sala em duplas, primeiro deixei eles lerem e depois fomos lendo um por um e anotando na lousa as informações que cada um pedia e dei um tempo para que cada dupla resolvesse da forma que quisesse, no final do exercício 4 socializamos as respostas e observamos as duas formas de resoluções, discutimos no coletivo quais eles achavam melhor etc.

Ester Fonseca disse...

Atividade 12.3
Analisar, interpretar, resolver e formular situaçoes problemas, compreendendo alguns dos significados da multiplicação e da divisão.
Nesta atividade retoma os conhecimentos referente a noção de metade , onde os alunos precisam mobilizar conceitos anteriores, pode ainda fazer questionamentos se os números são pares ou impares, para que façam a relação sobre a divisibilidade.
Para que os alunos avancem pode se fazer uso de material manipulavel( palitos, dinheirinho, outros),fazer calculo mental e solicitar o registro da operação. No momento da socialização, selecionar procedimentos diferentes para a discussão, para que analisem quais são adequados para resolver os problemas. Pode trocar os pares para que expliquem aos novos colegas as respostas dadas.

Atividade 14.1
Ler e interpretar dados em tabelas de dupla entrada
Inicial a conversa se já foram ao cinema, dar oportunidade para que exponham o que sabem e a partir dessa contextualização dar continuidade a atividade de acordo com as orientaçoes contidas no guia. Durante a realização da atividade,no item problematização , é necessário orientar os alunos de forma clara para que analisem e comparem a quantidade de alunos que assistiram as sessões, e utlizem calculos para chegar ao total de alunos; e na questão que se refere "a mais" é necessário salientar "quanto tem a mais" , para que os alunos façam a comparação , usando a contagem e calculos.
Ao realizar a socialização , para que os alunos avancem ainda mais trocaria as duplas para que confrontassem as respostas dadas e também explicassem ao outro os procedimentos utilizados ao novo colega, incentivando a comparação das respostas. Ao final escolheria procedimentos diferentes para socializar coletivamente

Unknown disse...

EMAI: SEQUENCIA 11 ATIVIDADE 11.1 ESTA ATIVIDADES ABORDA O CAMPO ADITIVO E MULTIPLIVATIVO ( COMPOSIÇÃO E TRANSFOMAÇÃO ), REALIZA A CONTAGEM DE OBJETOS ( EM COLEÇÃO ), PELO USO DA SEQUÊNCIA ´NUMERICA ORAL, CONTAGEM UM EM UM, DOIS EM DOIS, TRÊS EM TRÊS, DE QUATRO EM QUATRO, COM INTERVENÇÃO, COMO NÃO TEMOS AS AVES EM SALA DE AULA, PODEMOS USAR O NOSSOS PÉS, QUE TAMBÉM TEMOS DOIS, COMO O DAS AVES, DARA A ELES UMA FORMA DE COMPREENSÃO MAIS CONSOLIDADA DIANTE DA ATIVIDADE TRABALHADA,

Unknown disse...

Cláudia Alves Teixeira de Aguiar
Emai 2 - Volume 2
Campo aditivo: Sequência 22. Atividade 22.1 (placas, cartazes, números pares e números impares).
Particularmente gostei muito de trabalhar essa atividade do campo aditivo, por se tratar de algo muito real do cotidiano dos alunos, como placas, cartazes, agrupamentos, desde o trabalho em dupla realizado pelos mesmos na sala de aula. Ao fazer o levantamento de conhecimento dos alunos, todos participaram, contavam sobre as placas que observavam em algum trajeto que realizavam, comentavam sobre os nomes das ruas, número das casas, realizaram atividade de casa e socializaram a pesquisa com a turma.

Emai 2 - Volume 2
Campo multiplicativos: Sequência 29. Atividade 29.4 (números e problemas).
O trabalho foi iniciado com uma conversa, levantamento sobre o conhecimento, sobre o assunto, como era organizado o trabalho dos feirantes por exemplo, muitas frutas que compramos veêm organizadas na configuração retangular, o que facilita o processo de contagem, a multiplicação. Após realizarem a atividade proposta, foi solicitado aos alunos que elaboracem uma situação - problema fazendo uso da configuração retangular e socializado com a turma.

Viviane Caetano Gomes Fernandes disse...

UNIDADE 08- SEQ. 30 ATIVIDADE 1- 4º ANO- CAMPO CONCEITUAL ADITIVO (PROBLEMAS DE TRANSFORMAÇÃO)
Essa atividade, é proposta para que as crianças resolvam situações-problema por meio de adivinhações e podendo usar resoluções entre adição e subtração como recurso. As intervenções que eu poderia ter acrescentado, é ter trocado as duplas para interagirem e com isso, as trocas de idéias seriam mais abrangentes e observaria melhor suas estratégias pessoais, para planejar com mais afinco as intervenções, para saber quais crianças já se apropriam dos algoritmos.
UNIDADE 06- SEQ. ATIVIDADE 1- 4º ANO- CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO, propõe que as crianças reflitam e analisem procedimentos para multiplicar números naturais, fazendo uso dos algoritmos que exploram a decomposição de número e a propriedade distributiva da multiplicação em relação a adição, deveria ter trabalhado mais atividades individuais, pois com isso, poderiam avançar ainda mais.

Wilma da s.sobrinho disse...

Unidade 8 seq30 ativ.30.1 3¤ano;dentro da metodologia do campo múltiplicativo foi trabalhado para um melhor desenvolvimento de aprendizagem em 2 partes;1¤ seria escolher o problema a ser apresentado em sala,focando tabuada para melhor desenvolver na solução problema; 2¤ desenvolver o problema com a criança,fazendo com que ela descubra o valor do quadradinho ou seja o valor desconhecido.

LAINE CHAGAS RASPA disse...

Emai 1º ano
Atividades 33.1 (Campo conceitual aditivo) e 31.1 (Campo conceitual multiplicativo).
O encaminhamento sugerido no Emai permite a introdução e o avanço do conhecimento pelo aluno. O que poderia ter feito é trazer mais problemas significativos e contextualizados e principalmente dar mais atenção á socialização. Atividades significativas como mercado e jogos além de atraírem os alunos, os colocam em situações reais ou prazerosas, o que gera o interesse pelo conhecimento.