Sobre o "Programa Ler e Escrever"

Minha foto
Guarulhos, São Paulo, Brazil
Por meio do programa Ler e Escrever, a Educação desenvolve um conjunto de ações voltadas aos estudantes do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de alfabetizar todas as crianças até sete anos de idade matriculadas na rede estadual. Os alunos recebem formação, materiais pedagógicos e são acompanhados pelos professores que os estimulam a desenvolver competências relacionadas ao discurso oral e escrito. Sua meta é ver plenamente alfabetizadas, todas as crianças com até oito anos de idade (2ª série/3º.ano) matriculadas na rede estadual de ensino, bem como garantir recuperação da aprendizagem de leitura e escrita aos alunos das demais séries/anos do Ciclo I do Ensino Fundamental.

EMAI - 2016


FÓRUM I

1º) Antes de ver o vídeo pense sobre: O que é alfabetizar com os números? 
2º) Assista o vídeo abaixo e registre as observações que foram feitas.


3º) Compare os levantamentos do 1º e 2º item  e discuta no fórum os aspectos mais relevantes que contribuem para a aprendizagem dos alunos.











53 comentários:

Professora Waldeniza disse...

Pensando sobre a questão do alfabetizar com os números e assistindo ao vídeo, o que aparece de forma mais relevante ao meu ver, é fazer com que a criança compreenda através de suas próprias observações e hipóteses a construção do numero no seu dia a dia e o significado que aquela situação tem para ela. Assim, a alfabetização matemática se dá a partir do momento em que a criança consegue transpor o que ela já sabe sobre os números de forma a quantificar o que ela já conhece. Quando a criança vivencia situações de aprendizagem em que ela pode participar e interagir com esse aprendizado, ou seja, quando é estimulada a pensar através de situações conflitantes onde tem que mobilizar seus conhecimentos, ela consegue se aproximar desse conhecimento com mais facilidade, isso porque ela não memoriza, mas ao contrário, ao vivenciar passa a compreender o processo. Também um ponto importante que foi exposto no vídeo, foi a formação do professor.Quando o professor sabe como o aprendizado acontece, fica mais fácil fazer a intervenção necessária e no momento certo para que a criança avance no seu conhecimento. Se esse processo não for claro para o professor ele pode perder o momento de fazer essa intervenção, o que pode deixar o criança desestimulada ou só decorar para dar conta da tarefa proposta.

Unknown disse...

Em minha opinião alfabetizar com números é levar a criança a refletir primeiramente qual a relação que os números tem com sua vida, seu cotidiano suas vivencias e sua identidade.
Posteriormente lhes citaria exemplos de como seria nossa vida sem os números daria exemplos dados no vídeo de como faziam antigamente sem a existência dos mesmos.
Como foi mencionado, as crianças quando chegam à escola já sabendo contar no entanto faz se necessário a relação do número com quantidade.
Ao decorrer do aprendizado ainda é necessário entender de que forma foi adquirido o conhecimento, é válido questioná-los: como você chegou a este resultado? Para que desta forma possamos rever as técnicas aplicadas no decorrer do processo.

Lindia Barbosa disse...

Mediante o vídeo assistido eu compreendi que antes da criança ir para a escola ela já vivência varias situações que ela tem que quantificar, sendo assim alfabetizar com os números é ajudar a criança a representar essas quantidades que ela já tem familiaridade. Mas para ajudara a criança a representar essas quantidades é necessário e vital que o professor entenda como a criança aprende, porque desta forma ele começará a trabalhar de forma diferente, e para isso é preciso que esse profissional tenha uma boa formação e seja um aprendiz.

Unknown disse...

A matemática está presente no cotidiano das crianças,sendo papel da escola auxiliá-las no processo de reflexão do uso dos números e de sua representação.
O professor deve ter objetivos claros, preparar atividades pertinentes e desafiadoras,conhecer as estratégias utilizadas por seus alunos para resolver as situações propostas, realizar intervenções e questionar a criança para que construa os conceitos necessários para que ocorra a aprendizagem.

Adriana Paixão disse...

Organizar os alunos em pequenos grupos, onde podemos intervir e fazer nossos registros e verificar as hipóteses das crianças, podemos ter um trabalho mais significativo e conseguir uma alfabetização matemática mais eficaz durante o ano letivo.

Unknown disse...

Assistindo ao vídeo e ouvindo os professores percebo que as competências que levam o indivíduo a se desenvolver para a vida é considerar a própria vida. Considerar nos aspectos de ser humano (olhar, ouvir, mediar, intervir, aproximar-se, levar em conta as experiências dos alunos que antes de irem à escola já tem sido alfabetizado com os números por sua vivência e saber que a escola ajudará o aluno a fazer essa transposição do conhecimento que ele tem sistematizando-o); Considerar os aspectos da formação do professor (aprimorá-la, estudar, exercê-la com metodologias significativas,que tenham sentido, e que o faça colocar-se no papel de aprendiz e assim constru ir conceitos).

Elaine Cristina Martins disse...

Assisti todo o vídeo . E tudo é muito importante. Mas as considerações finais da Professora Ana Maria Porto Nascimento são fundamentais, ela coloca que todo professor busca uma fórmula para usar em sala de aula e isso não existe. O que existe é um processo formação do professor que estudará como seus alunos aprendem e a partir daí ele ou ela criará seu plano de trabalho para atigir aquela turma com aqueles alunos de forma específica. Amei isso e percebi e reconheci onde deve melhor e mudar. O aluno precisa ser observado para ser melhor atendido e orientado em sua individualidade.

Juliane Gabriele disse...

O primeiro passo para iniciar a alfabetização dos números, é saber o que eles já sabem sobre isso.A partir dai propor situações que os façam refletir sobre o conteúdo proposto e a relação com seu cotidiano.O professor é incentivador e mediador dessa reflexão, e para que a aprendizagem dos alunos seja significativa o mesmo precisa primeiramente conhecer sua turma,quais suas peculiaridades e principalmente estar em constante formação, buscar sempre se aprimorar.

Sergio Braghittoni disse...

No contexto social da criança ela vivencia situações onde o aprendizado numérico é importante, trazendo estímulos e curiosidade na solução de problemas com números , ou seja a quantidade relacionado com o simbolo numérico representativo.
Desta forma o professor deve ser mediador nesse processo com a elaboração e realização de atividades diversificadas de acordo os conhecimentos prévios das crinças.

Sergio Braghittoni disse...

É importante ressaltar que a organização das crianças em grupos ou duplas para realização das atividades favorece no aprendizado, justamente quando em duplas uma criança com maior conhecimento numérico contribui com o colega na parceria com menor conhecimento, igualando as habilidades.

Unknown disse...

Alfabetizar com os números é trabalhar a matemática de forma significativa, fazendo com que faça sentido para as crianças. Não adianta existir uma representação e não saber sua função. E o professor por sua vez deve saber ouvir, entender o processo que foi escolhido para o desenvolvimento de determinada resposta e a partir da hipótese do aluno realizar intervenções para auxiliar na construção de conhecimento.

Sandra Lucia disse...

No inicio da alfabetização com números é importante levar em consideração como a criança já faz uso dos números em seu cotidiano,e buscar propor atividades que os levem a perceber que a matemática não é algo que só aprendem na escola mas que nas situações de seus dia a dia fazem uso delas.O professor precisa ter um olhar atento durante a realização das atividades, observar que mecanismos o aluno utiliza na realização por exemplo de situações problemas, pois essa observação pode trazer um leque de oportunidades de aprendizagens tanto para o educador quanto para os alunos. É necessário que o educador esteja em constante aprendizagem se atualizando sempre.

Unknown disse...

Os números estão presentes no dia a dia dessa forma para uma aprendizagem satisfatória é fundamental conhecer os conhecimentos prévios.

E para que se torne prazerosa é imprescindível que seja significativa.O professor como mediador do processo deve conhecer a construção que cada criança elabora e desenvolver estratégias para o avanço dos seus conhecimentos.
Nesse contexto se tornarão sujeitos pensantes,questionadores e atuantes na sociedade.

Unknown disse...

Acredito que o x da questão é dar significado para a aprendizagem, principalmente a matemática. Quando aprendemos qualquer coisa, se ela vem contextualizada, ou seja, com significados concretos, gera conhecimento e gerando conhecimento a aprendizagem acontece naturalmente.

Blog da Pro Kassia disse...

para mim alfabetização matemática é a ação de sistematizar o conhecimento matemático diário do aluno, o aluno já conhece noções matemáticas no seu dia a dia, na sua vida como um todo, a escola vem, a partir disso, mostrar a parte mais dinâmica da matéria, porém o que eu acho que muitos esquecem disso nos anos iniciais, se apegando apenas ao conteúdo, fazendo com que a matemática se torne algo complicado para todos.

Viviam Miguel Pereira disse...

Com base no vídeo, o ponto de partida principal para alfabetizar com os números , é valorizar os conhecimentos prévios das crianças, ou seja, dar significado as experiências de vida do cotidiano de cada educando.Aprender os números não é somente incorporar dados e repeti-los, mas, principalmente, utilizar o pensamento matemático para analisar e compreender o mundo em que vivemos,a criança tem contato com os números desde antes de sua entrada na escola, e traz idéias sobre eles que devem ser observadas e levadas em consideração.Cabe á escola e ao professor, contribuir para que a mesma, aprenda a ler os números, construindo a percepção de quantidade e de símbolo, promovendo boas situações de aprendizagens que levem as crianças a refletir e elaborar novos conhecimentos.

Unknown disse...

Alfabetização em matemática faz parte de nossos interesses,cotidiano e da realidade que vivemos.
Neste sentido, o ambiente escolar torna-se um local bastante solicitador no ambiente à aprendizagem. Os alunos são submetidos a uma imensa gama de vivencias que lhes permitem unificar o que já sabem com algo que irão aprender,
sobre os quais precisam pensar e refletir e, a partir disso, são capazes de construir suas próprias compreensões.

Anônimo disse...

Alfabetização na matemática é quando o professor lembra que a criança vem com um conhecimento sobre os números e cabe a esse profissional utilizar-se disso para mostrar para a criança que a matemática está inserida dentro da sua vida e que tudo que ela aprender será de grande valia para sua vida. O professor também precisa conceituar, isso é, transpor a linguagem matemática na sala de aula. A metodologia precisa ser revista e reformulada, pois infelizmente ainda tem professores que se preocupa com conteúdo e com isso não respeita as estratégias usadas pelo aluno para dar o resultado. É perceptível ver que isso mudou dentro da escola, que o professor já "escuta" o que a criança tem para dizer, mais muitos não tem paciência em esperar, esticar, fazer com que a criança pense e lhe dê a resposta, acabe induzindo a resposta. Os jogos, brincadeiras, utilizar materiais manipuláveis variados e boas situações de aprendizagem é de grande valia para a criança desenvolver e perceber que a matemática não é um bicho de sete cabeça. O importante que nos professores estudamos e busquemos trazer uma matemática mais interessante para nossos alunos

Márcia Moya Gallego disse...

Márcia Moya Gallego
Alfabetização na matemática é quando o professor lembra que a criança vem com um conhecimento sobre os números, e que algumas tem a dificuldade de representar a quantidade dos números e cabe a esse profissional utilizar-se disso para mostrar para a criança que a matemática está inserida dentro da sua vida e que tudo que ela aprender será utilizada no seu dia a dia. O professor também precisa conceituar, isso é, transpor, utilizar a linguagem matemática dentro da sala de aula. A metodologia precisa ser reformulada, pois infelizmente ainda em professor que se preocupa apenas dar o conteúdo que está estipulado e assim não respeita as estratégias usados pelo aluno para chegar naquele resultado. É perceptível ver que o professor já escuta o que a criança tem para dizer, mais muitos não tem paciência de esticar, fazer com que a criança pense,analise e acaba dando a resposta. Os jogos, brincadeira, materiais manipuláveis variados e boas situações de aprendizagem são de grande valia para o desenvolvimento de nossas crianças e que elas percebam que a matemática não é um bicho de sete cabeças.

Unknown disse...

Os números já estão inseridos na vida da criança bem antes dela ir a escola, isto é, em seu dia-dia, isto é fato. O que devemos fazer é indicar, adequar, dar significado e propor atividades que os levem a perceber o uso da matemática e assim torna - la prazerosa . Alfabetizar com números é trabalhar este desenvolvimento .

Viviane Caetano Gomes Fernandes disse...

Sabendo que, antes de entrar a escola, em casa, em sua vivencia social, a criança já tem conceito de número e que sua dificuldade é como representar esses conceitos. Na escola ela vai continuar a vivenciar, porém o papel do professor, será de ajudar essa criança aprender a registrar e entender o sistema posicional, a quantificação, enfim com isso o professor precisa se aproximar, observar,ouvir, registrar e entender como ela pensa, conhecendo suas próprias estratégias, que elas utilizam. E assim, pensar, planejar as atividades, de acordo com as suas dificuldades, possibilitando a alfabetização dos números para a vida, valorizando o que ela já sabe.

Unknown disse...

Rita de Cassia disse...

É importante trazer o contexto de seu cotidiano .que com isso o aluno terá a noção do que ele aprendeu sobre números está relacionado com a matemática. E esse conceito será aprimorado a cada dia com nova aprendizagem possibilitando novos desafios .E o professor será um mediador nessa nova etapa de aprendizagem,ensinando a criança a aprender com jogos lúdicos,brincadeiras e materiais manipuláveis diversificados que serão de grande valia para o desenvolvimento das crianças.
terça-feira,18 de outubro de 2016 22:53 BRST

Mariuza Paulino Franco disse...

Muito bom conversando sobres números, como eram e como evoluímos muito.
Nós somos alfabetizados com os números desde quando nos nascemos exemplo a idade com os dedinhos.
Ideia números codificamos mais contando nos dedos.Aprendendo sistema decimal com base 10,indo árabe massa de um eletro conceito de milhares números muito grandes.
Sistematizando o valor das unidades dos números fazer no dia a dia na escola que exige
aprender ler os números.
Devemos sempre trabalhar com materiais concretos,mas sempre circulando entre eles e intervindo se necessário.
Cada criança aprende de uma forma os números:salas,telefones,placa de carros,placas nas ruas,etc.
Estou aprendendo muito com esse curso, estou gostando muito mesmo.

Gessé disse...

De acordo com o vídeo e com os conhecimentos que já adquiri sobre o assunto, através da troca de saberes com os colegas de trabalho. Entendo que o ensino da matemática é respeitar e saber que os alunos possuem um conhecimentos prévios, pois desde muito cedo estão em contato com os números, situações de quantificação e de problemas. O papel da escola é saber utilizar esses conhecimentos prévios, respeitá-los, socializar com os colegas da classe e contribuir para que o aluno avance cada vez mais no ensino da matemática. O professor precisa mostrar para o aluno como a matemática pode ser útil no dia a dia e para isso é necessário que ele torne a aprendizagem significativa, com situações vivenciadas pelo aluno no seu contexto social. Outro ponto importante mencionado no vídeo é a formação continuada do professor, que precisa compreender como o aluno pensa, como raciocina, entender que não existe um único caminho para se chegar a resposta, isso é respeitar o saber do aluno. E na sua formação o professor não foi orientado a isso e para desconstruir essa razão do professor é necessário um longo caminho de estudos e formação contínuada

Unknown disse...

Antes de chegar ao ambiente escolar a criança já possui contato com os números, por conta das famílias que as ensinam, mesmo não tendo concreto a noção do número associado a quantidade, cabendo assim, ao professor estruturar esse conhecimento.
O professor será o mediador para que ocorra essa aprendizagem, a partir do momento em que souber identificar a dificuldade do aluno e criar estratégias proporcionando assim o conhecimento.

Elaine Braz do Nascimento Diniz disse...

Podemos analisar a questão citando que atualmente o professor saiu de uma posição onde transmitia o conhecimento e o aluno por sua vez "aprendia" ou não. Pois, alunos que tinham alguma dificuldade em aprender não estava "apto" a seguir. Hoje, estamos preocupados a observar e a partir desta percepção, podemos iniciar esta construção que é o "ensino-aprendizado". Alfabetizar com os números, assim como na questão da "alfabetização e letramento"; a criança já traz consigo algumas hipóteses, e são a partir delas que podemos auxiliar a criança a prosseguir em sua aprendizagem, a cerca dos números. Contextualizar e a utilização do concreto tem sido importantes ferramentas na construção do conhecimento.

Jéssica Monteiro de Medeiros disse...

Através do vídeo pude observar que o aluno tem conhecimento prévio dos números que adquirem com a família e observando o ambiente ao seu redor, como a idade, a vela que está no bolo, quantos irmãos possue, qual o número da casa, o telefone, ou como no exemplo do vídeo através do trabalho, etc.
Na escola o professor pode usar o conhecimento prévio do aluno para que ele possa vir a comparar o que é explicado com o que já conhecia.
Também podendo organizar atividades concretas, como gincanas como a professora Sueli fez com seus alunos, jogos, entre outras atividades.
O que pude observar através do vídeo é que o conhecimento que o aluno já possui deve ser estimulado e usado para que ele possa aprender e compreender cada vez mais os números.

Glaudecy Soares Carneiro disse...

Alfabetizar com os números é dar a oportunidade para a criança de ampliar e sistematizar os conhecimentos que trazem para a escola,idéias e intuições,construído através das experiencias que vivenciou em seu grupo sociocultural. Professor como mediador deve trabalhar com situações significativas, compreendendo como ela aprende, ajudando-a fazer descobertas,tecer relações organizar o pensamento,o raciocínio lógico e a compreender questões da realidade,o que é essencial para a vida e para a formação de cidadãos autônomos,produtores de conhecimentos.

LAINE CHAGAS RASPA disse...

Acredito que o x da questão é dar significado para a aprendizagem, principalmente a matemática. Quando aprendemos qualquer coisa, se ela vem contextualizada, ou seja, com significados concretos, gera conhecimento e gerando conhecimento a aprendizagem acontece naturalmente.

Unknown disse...

Na minha opinião, alfabetizar com os números significa contribuir,auxiliar na representação desses números para as crianças,agregando ao conhecimento prévio que elas já possuem mesmo antes de ingressarem na escola.
As crianças precisam de uma intervenção adequada para que utilizem estratégias,reflexões,elaborações e questões desafiadoras e significativas.
Quanto ao professor,se faz necessário a reflexão sobre sua prática e sobre o percurso de aprendizagem do aluno,dando significado na contrução do conhecimento.

Unknown disse...

ELISABETE OLIVEIRA PINA

OS PROCEDIMENTOS CITADOS REMETE VÁRIAS REFLEXÕES SOBRE A ALFABETIZAÇÃO COM NÚMEROS, COMO POR EXEMPLO CONHECER AS ESTRATÉGIAS QUE O SUJEITO UTILIZA PARA RESOLVER AS SITUAÇÕES PROBLEMA, ELENCANDO UM CONTEXTO DENTRO DA SUA REALIDADE COM ESTRATÉGIAS SIGNIFICATIVAS PARA FACILITAR E ENRIQUECER O SABER.
É IMPORTANTE SABER UTILIZAR A LINGUAGEM MATEMÁTICA COMO MEIO PARA EXPRESSAR E COMUNICAR SUAS IDÉIAS E SABER UTILIZAR DIFERENTES RECURSOS PARA ADQUIRIR E CONSTRUIR CONHECIMENTOS.
PARA ALFABETIZAR COM NÚMEROS É IMPORTANTE QUE O ALUNO SEJA PROTAGONISTA DA APRENDIZAGEM RESPEITANDO O SEU CONTEXTO E LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO OS ASPECTOS RECREATIVOS E LÚDICOS DAS MOTIVAÇÕES PRÓPRIAS DA SUA IDADE.

Glória disse...

Alfabetizar com os números é resgatar as experiências que as crianças já tiveram com os números.A criança ja tem um conceito de números a escola tem que ampliar.
Quando o professor trabalha com situações significativas as crianças conseguem usar na sua prática.
É fundamental que a criança tenha uma boa base.
O professor que escuta o aluno facilita a construção do conhecimento matemático do aluno.
Nós professores temos que saber até onde o aluno vai com a nossa ajuda e quando ele vai sozinho,nós temos que conhecer as estratégias que as crianças utilizam para resolver as operações, ou seja,estudar como a criança aprende.Quando o professor faz isso ele consegue desenvolver uma melhor metodologia com a criança.

Unknown disse...

As crianças já possuem certos conhecimentos matemáticos adquiridos em suas experiências cotidianas, que lhes são significativos precisamente porque foram aprendidos em situações funcionais.
Nós professores temos que nos perguntar se estamos oferecendo às crianças oportunidades para identificarem relações numéricas espaciais e aplicarem-nas em situações cada vez mais elaboradas e complexas.
Acredito que devemos conhecer cada vez melhor as ações mentais que o aluno realiza, relacionando conhecimentos anteriores com novas situações apresentadas, reelaborando ideias sobre determinado conteúdo. Dessa maneira deixamos de ser o “detentor” do conhecimento e passamos a valorizar as reias experiências de nossos alunos que é de suma importância para o desenvolvimento do seu conhecimento.Nunca é demais ressaltar que pensar o aluno como agente da própria aprendizagem não significa, em hipótese alguma, abandoná-lo à própria sorte. Nosso papel é mediar e planejar o trabalho em classe com situações que auxilie o aluno a encontrar caminhos para resoluções dos problemas matemáticos.
Fazer matemática é expor ideias próprias, escutar as dos outros, formular e comunicar procedimentos de resolução de problemas, confrontar, argumentar e procurar validar seu ponto de vista, , aceitar erros, buscar dados que faltam para resolver problemas, entre outras coisas. A criança não é um “depósito” para instruções sem significado. Portanto, o trabalho com a Matemática pode contribuir para a formação de cidadãos autônomos,capazes de pensar por conta própria, e esse deve ser o nosso objetivo com o ensino da matemática.

Unknown disse...

Márcia Moya Gallego . As considerações das professoras no vídeo são bem interessantes, quando falam da importância de transpor o conhecimento das crianças e vivenciar na escola. Da importância de reformular as metodologias, que o professor precisa entender quais realmente são os conteúdos para se trabalhar. As falas sobre ouvir a criança, dar voz ao aluno, escutar como acho aquele resultado, qual estratégia utilizou para resolver aquela atividade é um momento onde aluno e professor aprende, pois assim o professor lembra que a matemática não tem só um caminho e sim varias maneiras de chegar a um determinado resultado, para que isso aconteça o professor tem que estar sempre ligado como pensa seu aluno e assim poder fazer boas intervenções, lembrar que atividades de repetição não vão ajudar a criança a aprender, pois a criança precisa primeiro se familiarizar com a matemática para depois conhecer as regras , a criança construa esses conceitos sobre a matemática e assim avança na aprendizagem.

LINDIA BARBOSA disse...

Mediante o vídeo assistido eu compreendi que antes da criança ir para a escola ela já vivência varias situações que ela tem que quantificar, sendo assim alfabetizar com os números é ajudar a criança a representar essas quantidades que ela já tem familiaridade. Mas para ajudara a criança a representar essas quantidades é necessário e vital que o professor entenda como a criança aprende, porque desta forma ele começará a trabalhar de forma diferente, e para isso é preciso que esse profissional tenha uma boa formação e seja um aprendiz.O vídeo esclareceu por meio da entrevista das professoras que o professor precisa saber o objetivo das atividades e o porque é necessário utiliza-las, como por exemplo: a contagem de dois em dois facilitará o aluno a compreender a tabuada e não simplesmente decorar. Quando o aluno é motivado e consegue aplicar a matemática na vida cotidiana ele passa a ter gosto em aprender.

Ester disse...

A criança tem contato com os números antes mesmo de ir a escola, o papel do professor é ajuda-la a reconhecer os números e compreender a qual quantidade ele se refere.Para que isso ocorra é necessário que o professor compreenda as estrategias que as crianças utilizam para realizar as atividades, ou seja , como elas constroem seu conhecimento , e também faça intervenções no processo de aprendizagem para a aquisição de novos saberes.

Professora Waldeniza disse...

Waldeniza Rodrigues de Araujo


Pensando sobre a questão do alfabetizar com os números e assistindo ao vídeo, o que aparece de forma mais relevante ao meu ver, é fazer com que a criança compreenda através de suas próprias observações e hipóteses a construção do numero no seu dia a dia e o significado que aquela situação tem para ela. Assim, a alfabetização matemática se dá a partir do momento em que a criança consegue transpor o que ela já sabe sobre os números de forma a quantificar o que ela já conhece. Quando a criança vivencia situações de aprendizagem em que ela pode participar e interagir com esse aprendizado, ou seja, quando é estimulada a pensar através de situações conflitantes onde tem que mobilizar seus conhecimentos, ela consegue se aproximar desse conhecimento com mais facilidade, isso porque ela não memoriza, mas ao contrário, ao vivenciar passa a compreender o processo. Também um ponto importante que foi exposto no vídeo, foi a formação do professor.Quando o professor sabe como o aprendizado acontece, fica mais fácil fazer a intervenção necessária e no momento certo para que a criança avance no seu conhecimento. Se esse processo não for claro para o professor ele pode perder o momento de fazer essa intervenção, o que pode deixar o criança desestimulada ou só decorar para dar conta da tarefa proposta.
terça-feira, 11 de outubro de 2016 21:40:00 BRT

LAINE CHAGAS RASPA disse...

Alfabetizar com números é ajudar a criança a dar significado matemático ao numeral que ela já tem conhecimento, pois os numerais estão presentes no meio em que a criança está inserida. A escola precisa organizar esse conhecimento atribuindo significado. Para realizar essa organização é necessário que o professor entenda como se dá o processo de aprendizagem, para propor atividades variadas que atendam a todos, atividades contextualizadas e significativas. O jogo, a brincadeira (gincana), o uso da calculadora, podem apresentar uma matemática prazerosa e estimulante, com a intervenção adequada de acordo com os objetivos esperados. Outro fator que acho importante é o professor nunca dar respostas e sim questionar para que a criança construa seu próprio conhecimento, tornando-se de fato aprendizagem.

Unknown disse...

Assistindo ao vídeo, percebi que quando pensamos em alfabetizar com os números, devemos levar em conta os conhecimentos já adquiridos pelas crianças, sabemos que as crianças já trazem conhecimentos matemáticos informais de casa,pois elas participam de brincadeiras, jogos entre outras situações,já quantificam fazem relações, observam tudo ao seu redor.No mundo em que vivemos compreendo, que ler e escrever inclui o ler o mundo também pela ótica matemática, o dar sentido, significado se faz necessário, a contextualização torna -se primordial em todas as atividades, essa é a aprendizagem significativa. Também é necessário que o professor de voz aos alunos, deixe - os expor suas ideias sobre os procedimentos utilizados para chegar em tal resultado.Enfim, a alfabetização requer o professor na posição de mediador e com intervenções pontuais, onde essas intervenções venham ajudar os alunos no processo ensino-aprendizagem.

Unknown disse...

Sobre a alfabetização com números, compreendo como relevante, abordar os aspectos relativos ao cotidiano da criança. Trabalhar com a realidade, muitas de nossas crianças, realizam compras em mercadinhos, padarias, lanchonetes entre outros. Conceituar o real, trará para a criança um significado palpável, transformando suas experiências concretas em aprendizagem.

Juliane Gabriele disse...

O primeiro passo para iniciar a alfabetização dos números, é saber o que eles já sabem sobre isso.No vídeo apresentado pode-se perceber a importância de ser propor situações que os façam refletir sobre o conteúdo proposto e a relação com seu cotidiano.O vídeo traz um exemplo de como o professor pode ser o incentivador e mediador dessa reflexão, buscando tornar a aprendizagem dos alunos significativa.As educadoras falam também sobre importância da formação do constante do educador, o mesmo precisa acompanha-las e estar em constante constante formação, buscar sempre se aprimorar.

Suenia disse...

Como já foi dito no fórum ,a alfabetização com números deve se estabelecer com as experiências dos educandos, assim , norteando ao professor elaborar atividades que ele possa levar o aluno a fazer paralelos com sua realidade. É necessário que se permita a busca por referências
significativas para o educandos, pois, quando se tem significado compreende-se a necessidade
de se aprender ou aprimorar o que já se sabe. Por isso, alfabetizar com números é relacionar experiências com conhecimento.

Silvéria disse...

Os números estão presentes no cotidiano das crianças, e quando vão para a escola ela já tem familiaridade com eles.O professor deverá levar em conta esse saber e a partir dai criar seu plano de trabalho. A observação deverá ser constante para atender cada aluno e orientá-lo conforme sua necessidade e assim o professor irá perceber como acontece o aprendizado e os avanços dos conhecimentos de seus alunos e se necessário fazer intervenções e mudanças das técnicas aplicadas.

Unknown disse...

Cleide Maria de Matos

A alfabetização com os números inicia muito antes da escola, pois em diversas situações a criança já quantifica. Crianças são observadoras e fazem relações, de natureza lógica, mesmo quando estão distraídas ou entretidas com suas coisas. Devido a isso, é extremamente importante considerar os conhecimentos prévios das crianças e utilizá-los para que elas organizem e aprofundem o que sabem, mesmo que de modo informal, para adquirir novos conhecimentos. Diante disso, a escola desempenha um papel imprescindível, pois para adquirir o conceito de número, a criança necessita aprender além do contar, a seriar, fazer correspondências, classificar, nomear, simbolizar e agrupar. Algumas dessas ações podem aparecer espontaneamente em atividades ou brincadeiras, mas relacionar todas essas ações é algo que a escola deve se preocupar e propiciar às crianças.

Unknown disse...

Simone Marisa Silva Rezende
Podemos perceber que os números estão presentes em todo o meio em que a criança está inteirada. Entre outras funções, a escola também deve auxiliar essa criança a representar os números que elas já se familiarizaram em todo o período em que ainda não está inserida na escola. As crianças interagem de diversas formas e de diferentes maneiras no seu universo de brincadeiras, assim em diferentes situações elas utilizam procedimentos de contagem, medição, orientação, visualização de quantidades. O importante no processo de ensino da Matemática nos anos iniciais é oferecer às crianças oportunidades para que utilizem os conhecimentos trazidos na sua trajetória identificando relações e dando sentido no que é apresentado na escola.

Unknown disse...

Alfabetizar com os números em minha opinião é inicialmente proporcionar ao aluno uma imersão no universo numérico que faz parte de seu dia a dia, esclarecendo e conduzindo os processos para que ele reflita sobre o seu uso e também o socialize, contribuindo assim, para a aprendizagem de todos através de novas estratégias. O vídeo provoca uma reflexão sobre práticas e a buscar sempre novas estratégias e a considerar também que há várias formas de se resolver determinadas situações que envolvem números.

Unknown disse...

Sabemos, que a criança quando chega na escola, ela traz consigo uma sacolinha cheia de conhecimento, e com uma vontade grande de expor os mesmos, pois sabe que ali é o lugar ideal para mostrar o que sabe. Como educadora, temos que ter todo o cuidado em lapidar esse precioso diamante, que está em nossas mãos. O vídeo nos deixa bem claro que devemos partir do principio de que a matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, deve partir das experiências e do cotidiano das crianças, organizando as atividades em que os alunos trabalham com ajuda do professor. Assim, apresentamos situações problema, como ponto de partida das atividades e sequencia didática que possibilitam os alunos o reconhecimento de regularidades, propriedades e conceitos que levam a aplicação em novas situações e a construção de novos conhecimento, por meio de atividade significativa.

Unknown disse...

Alfabetizar com os números é sistematizar os saberes que a criança traz consigo, apresentar o algarismo de um conceito já existente.
É necessário a preparação de atividades diversas e com objetivos pré-estabelecidos. Propiciar um ambiente em que a criança se sinta à vontade para expor suas ideias e vivencias. Valorizar a troca de saberes.
Fazer com que o conteúdo tenha significado, utilizando-se de várias possibilidades.

Fabiana Cassiana disse...

Muitas vezes nos deparamos com situações e dúvidas à respeito do ensino aprendizagem em matemática, como apresentados no vídeo. Fica claro a importância e necessidade da formação continuada dos educadores,pois antes de qualquer iniciativa,precisamos entender como a criança aprende. É fundamental considerar os conhecimentos prévios que elas trazem,utilizando -os para que organizem e aprofundem o que sabem.
O professor deve buscar meios interessantes,diversos que prendam a atenção dos alunos e permitam o seu melhor desenvolvimento.

Fabiana Cassiana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabiana Cassiana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabiana Cassiana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Wilma da s.sobrinho disse...

Alfabetizar com os números é na primeira estância mostrar para elas como é facil,como está no dia-a-dia delas que apenas somar um brinquedo por exemplo já estar aprendendo a matemática,num processo usado pela criança naturalmente e que se aperfeiçoa com auxílio do professor,onde pode ser representado de forma clara para criança