Sobre o "Programa Ler e Escrever"

Minha foto
Guarulhos, São Paulo, Brazil
Por meio do programa Ler e Escrever, a Educação desenvolve um conjunto de ações voltadas aos estudantes do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de alfabetizar todas as crianças até sete anos de idade matriculadas na rede estadual. Os alunos recebem formação, materiais pedagógicos e são acompanhados pelos professores que os estimulam a desenvolver competências relacionadas ao discurso oral e escrito. Sua meta é ver plenamente alfabetizadas, todas as crianças com até oito anos de idade (2ª série/3º.ano) matriculadas na rede estadual de ensino, bem como garantir recuperação da aprendizagem de leitura e escrita aos alunos das demais séries/anos do Ciclo I do Ensino Fundamental.

EMAI - fórum 2




FÓRUM II

Assista ao vídeo abaixo e, pensando sobre os estudos realizados durante o curso do EMAI, pontue os benefícios do uso da metodologia de resolução de situações problema e como esse conhecimento pode favorecer seu trabalho em sala de aula.



38 comentários:

Unknown disse...

conhecer a metodologia de resoluções de situações problema, beneficiou meu trabalho em sala de aula. A valorização do raciocínio, o diálogo entre as crianças e o compartilhamento das estratégias, são incentivos ao pensamento do aluno, dessa forma, a criança se senti valorizado pela construção do seu conhecimento, contribuindo para um ambiente adequado de aprendizagem.

Jéssica Monteiro de Medeiros disse...

Boa tarde,
Conhecer novas metodologias foi muito importante para o meu trabalho em sala de aula e a forma como eu iria auxiliar as crianças na resolução. Comecei a incentivar meus alunos e fazer novos desafios de aprendizagem e vi grandes mudanças na forma deles interpretarem e solucionarem os problemas. Ao assistir ao vídeo pude aprender novas formas de aprendizagem e a sempre respeitar e valorizar o pensamento do meu aluno. Ajudando a ter um bom ambiente de aprendizagem em sala de aula.
Obrigada.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Assistindo o vídeo percebi o quão importante é desenvolver as metodologias de resolução de problemas e o quanto favorece o meu trabalho como professor. O comportamento do professor é fundamental para o progresso da aprendizagem do aluno e por isso estarei atenta a tudo que estimule o raciocínio deles. Resolvendo situações-problema a partir de experiências e vivências, dando voz ao aluno para explicar a sua linha de raciocínio, continuar realizando trabalhos em grupo,abrindo discussões com questões que incentive o pensamento lógico, permitindo assim uma aprendizagem rica, prazerosa e uma aula interessante.

LINDIA BARBOSA disse...


Esta metodologia contribui bastante para o progresso e interesse do aluno para realizar problemas porque quando o aluno participa na critica do problema e quando o problema usado faz parte da vivência do aluno ele se sente mais motivado a resolver e consegue. Percebi também que em sala de aula o professor deve ter uma atitude positiva, incentivar, valorizar o raciocínio do aluno, promover o dialogo e trazer problemas interessantes para serem raciocinados e resolvidos , aplicando estes conhecimentos poderei favorecer o meu trabalho em sala de aula.

Unknown disse...

As reflexões propostas no vídeo e no curso reforçam a importância do planejamento das aulas e atividades que serão trabalhadas.
A situação-problema não deve ser aplicada a partir de uma teoria(modelo) e posteriormente com uma lista de exercícios similares, porque desta forma poderá parecer que o aluno aprendeu o conteúdo ensinado, porém serão apenas exercícios"mecânicos"(sem desafios).
Para ser significativa e favorecer a aprendizagem, o foco deve ser a qualidade e não a quantidade, sendo assim, os alunos precisam ter atividades desafiadoras (interessantes), onde cada criança elabora a sua estratégia , socializa a sua hipótese e sente prazer em solucionar os desafios propostos.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

São inúmeros os benefícios do uso da metodologia de resolução de situação-problema quando os campos conceituais são trabalhados de forma indissociável e interdependentes.
O aluno avança significativamente, estabelece estratégias e começa a interpretar cada situação proposta identificando o melhor procedimento para resolvê-lo.
Esse conhecimento favorece a aprendizagem e facilita o trabalho em sala de aula, pois através de suas vivências são propostas situações desafiadoras.
O aluno lê, interpreta, estabelece suas estratégias e avança em seu raciocínio lógico matemático.

Unknown disse...

Rita disse:

É muito importante o desenvolvimento de metodologia, que os alunos possam ser desafiados.Nos desafios eles são estimulados a raciocinar, interpretar e resolver as situações-problemas.
Esse processo de aprendizagem faz com que os alunos , sintam mais motivados a elaborarem suas estrategias e socializando suas respostas e obtendo avanços em sua aprendizagem.

quinta-feira,1 de dezembro de 2016 23:09 BRST

Blog da Pro Kassia disse...

no curso vimos que a resolução de problemas é algo que fica para o conhecimento do professor, é só ele que tem conhecimento dos métodos, porém, se for analisar de uma maneira ampla, é claro que o aluno percebe alguns passos, pois expande seu conhecimento, e não só no matemático pois na hora da plenária criam argumentos de defesa sobre o por que é de um jeito ou de outro, aprendem a falar e escutar, a serem desafiados e superar, além de serem reconhecidos, pois não é só considerado o que está certo e sim todas as hipóteses. Poder ter contato com esse método faz enriquecer o meu trabalhos, minhas aulas, minha didática em sala e faz com que meus alunos se sintam reconhecidos e valorizados.
Kassia Silva

Unknown disse...

A resolução de problemas pode favorecer muito o aprendizado do aluno e valorizar nossa prática pedagógica são importantes para que o aluno obtenham habilidades e estratégias que lhes proporcionem a apreensão e compreensão dessas situações
Sabemos que essas situações não devem ofertar conteúdo prontos, acabados, pois nossos alunos são capazes de avançar não podemos esquecer de apresentar proposta dentro de sua realidade, não descontextualizada que desejamos é alunos autônomos, influentes, e ativos na sociedade essas atividades exigem esforço, reflexão, construção e desconstrução de ideias.
Os professores devem incentivar , desafiar mediar os alunos buscarem suas próprias respostas, pois coletivamente uns ajudam os outros. Expor o raciocínio também é muito importante e promover o diálogo.

Adriana Paixão Santos disse...

Durante esse período de andamento do curso e a finalização com o vídeo percebo que a importância de um trabalho mais direcionado no intuito de que os alunos alcance melhores avanços na resolução de problemas.
O professor têm que ter uma postura de incentivador discreto, com conversas que estimulem o raciocínio, dar voz ao aluno, promover o diálogo na sala , troca de vivências e experiências, ouvir o aluno e seu jeito de resolver, isso não quer dizer que devemos deixar de lado as normas da matemática, contudo devemos entender que tem que ser corrigido aos poucos, que como na linguagem, o processo de aprendizagem na matemática também tem suas fases.
Deixar de lado a proposta de sugerir problemas modelos que induza os alunos a dar respostas "congeladas" com mesmo formato, evitar problemas ruins, desestimular o raciocínio do aluno são atitudes que podem fazer dos alunos participativos nas aulas de matemática.
Continuar a nos incentivar para que nosso trabalho como professor tenha é muito importante, cursos e capacitações deveriam ser dados antes de termos um material para trabalhar.
A coletânea do EMAI é riquíssimo e no entanto, fiquei um tanto perdida no início, quando esse material chegou nas escolas, posso considerar que agora sei trabalhar mais e melhor, lógico que ainda preciso de ajustes, no entanto sei que alguns erros primários que tinha, serão organizados no ano que vem.

Gessé disse...

Aprendi muito com o curso e o conteúdo do vídeo. É um alerta para a atuação do professor em sala de aula. Antigamente eramos ensinados a transmitir o nosso conhecimento ao aluno, a não valorizar o seu raciocínio, pois o professor era o único detentor do conhecimento. A resolução de problemas é uma ferramenta que desafia o aluno, que valoriza o seu raciocínio, já que o aluno é livre para pensar, trabalhando sempre de forma coletiva, socializando o seu conhecimento com o grupo e vice e versa. O método resolução de problemas me mostrou que é de extrema importância trabalhar o coletivo, a estimular e incentivar os alunos, que é importante valorizar cada aluno, cada estratégia, que devemos sempre trabalhar o dialogo entre alunos e entre professor e aluno. O curso com certeza me proporcionou uma melhor atuação com os meus alunos em sala de aula.

Unknown disse...

Neste processo de resolução de situações problema, é muito valorizado o raciocínio do aluno ao criar suas estratégias e procedimentos, e quando estas são compartilhadas com o coletivo acaba estimulando a turma a reflexões que direcionam a comparação, levantamento de novas hipóteses e até a formalização do conteúdo, devido as boas intervenções, incentivos, questionamentos realizados pelo professor. Sempre propondo bons desafios e o intercâmbio de ideias entre as crianças.

Cleide Maria de Matos

Unknown disse...

No vídeo fica evidenciado o papel do professor: de incentivador, facilitador, mediador das ideias apresentadas pelos alunos, de modo que estas sejam produtivas, levando-os a refletir e a construir ou ampliar o seu conhecimento. Não respondendo diretamente as perguntas, mas incentivando com novos questionamentos, ideias e dicas, pois o mais importante neste processo é o raciocínio e não o tempo gasto para resolver cada situação. Esse comportamento do professor só contribui para os progressos da turma.

Simone Marisa Silva Rezende

Professora Waldeniza disse...

Waldeniza Rodrigues,
Esse curso do EMAI acrescentou muito na minha prática em sala de aula,e foi com grande alegria que percebi que já vejo com outros olhos a construção do aprendizado dos meus alunos. Gostei muito desse vídeo, um ótimo aprendizado para usar em minhas aulas. Também achei esse vídeo muito interessante e com práticas do ensino da matemática muito ricas. Percebi que o o bom professor é aquele que questiona sempre, e deixa que os alunos busquem as suas respostas, respostas essas amparadas sim, pelas mediações do professor, mas nunca dadas de graça ao aluno. Quando o professor incentiva o raciocínio, provoca os alunos na busca de respostas fazendo com que mobilizem seus próprios conhecimentos e hipóteses que serão levantadas por eles e depois confirmadas, e assim, o aprendizado se torna muito produtivo e atrativo para esse aluno. E ainda segundo o vídeo "o bom professor é aquele que faz o aluno pensar." Outro ponto muito importante que ressalta o vídeo, é sobre as experiências e vivências dos alunos em relação ao seu aprendizado. Para os alunos é muito mais marcante as atividades em que eles são protagonistas, que vivenciam as construções delas. Essas atividades para eles se tornam muito mais ricas e resultam num aprendizado muito maior e muito mais efetivo, ou seja, quando os alunos aprendem vivenciando eles não esquecem o que aprenderam.

Unknown disse...

o curso e o vídeo reforçam a importância do planejamento das aulas e atividades propostas aos alunos, as situações problemas não devem ser aplicadas por modelos a serem seguidos, pois desta maneira será apenas uma ilusão à aprendizagem,serão exercícios mecânicos sem causar nenhum desafio na aprendizagem. O aprendizado para ser significativo deve buscar a qualidade, com problemas desafiadores, onde a criança poderá colocar em uso suas estratégias, buscando a melhor maneira para resolver os desafios e o professor por sua vez, como mediador, observar as resoluções adotadas, criando espaços para o compartilhamento dessas escolhas.

Márcia Moya Gallego disse...

Márcia Moya Gallego
Como é bom perceber que o ensino da matemática está mudando e para melhor. Essa nova visão em que o aluno é colocado para pensar em como resolver o problema e não somente ter que fazer o cálculo. Dessa maneira o ensino se torna mais significativo, pois ele participa, ele faz, pensa e compartilha o que sabe,se divertindo com a situação problema, pois os alunos sabem que quando ele mostrar o que fez, não tem certo ou errado e sim varias maneiras de resolve-lo. A nova atitude do professor de ser o mediador, dar pista e fazer os alunos pensarem, onde eles podem falar o que como acha que se resolve e o melhor é depois permitir que os alunos mostrem como resolveram é um incentivo e somente no final desse trabalho fazer uma correção coletiva. Assim os alunos sentem prazer em viver a matemática e aprender de uma maneira mais significativa e assim resolver problemas não será mais problema.

Unknown disse...

assistir ao vídeo me remete à prática diária, onde vejo a importância da contextualização das situações problemas, devemos ainda sempre remete-las ao cotidiano do aluno.
o professor deve fazer interferências pontuais e permitir a socialização, onde os alunos possam explicar de que forma chegaram a tais resultados, conforme estudado nos encontros anteriores.
acredito que desta forma o processo de ensino e aprendizagem se torna eficaz e significativo ao aluno.

Elaine Cristina Martins disse...

Fiquei muito feliz em participar deste momento. No dia a dia eu sentia "medo" quando a assunto era a resolução de situações problema. Tudo porque em minha vida como aluna. eu sentia muita dificuldade da resolução dos mesmos. Esta era uma situação que me perseguia porque eu me forcei a compreender a resolução mas achava muito difícil repassar isso. Desenvolvi maneiras próprias de faze-lo, mas sentia uma certa insegurança ao aplicar.
Agora sinto me muito mais preparada e segura de que caminho devo seguir com meus alunos, e o legal disso é que este caminho era o mesmo que eu estava seguindo.
A resolução de problemas precisa ser algo claro e simples para as crianças, cada situação precisa de analise para buscar compreender que caminho se deve tomar. Em sala, o dialogo é a chave para possibilitar maior compreensão de todos até mesmo daqueles tímidos ou daqueles com mais dificuldade.

Unknown disse...

Os benefícios de desenvolver a metodologia de resoluções de problemas, atinge diretamente a aprendizagem do aluno positivamente. Quando o professor possibilita ao aluno chegar a uma resposta, criando a sua estratégia e permitindo que compartilhe esse momento, ao fazer essa troca de experiência a criança consolida a aprendizagem.

Sandra Lucia disse...

A metodologia da resolução de problemas, representa um grande avanço no ensino da matemática, claro que a muito a ser melhorado, mas se torna nítido no cotidiano da sala de aula como essa metodologia amplia o olhar tanto do aluno como do professor, acredito que tornar o ensino de matemática prazeroso e significativo é um dos meus objetivos como professora. O curso me ajudou muito ampliou ainda mais meu olhar e atuação em sala de aula.

Juliane Gabriele disse...

Os conhecimentos que adquiri durante o curso foram de grande valia para mim, a metodologia de resolução de problemas, se apresenta como um divisor de paradigmas para mim, que no meu cotidiano busco mostrar aos alunos que a matemática está no seu cotidiano, tornando sua aprendizagem significativa.E com essa metodologia permitimos que os alunos verdadeiramente construam seus conhecimentos tornando protagonistas no momento da realização das atividades.

Unknown disse...

O vídeo assistido e o estudo da Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos encaminha a uma nova forma de ensinar matemática, um processo enriquecedor, onde o aluno será valorizado, ao expor seu raciocínio, recebera do professor incentivos dando a ele condições e significados para a conclusão de suas atividades

Unknown disse...

O vídeo acrescentou muito no meu trabalho em sala de aula, valorizar ainda mais os agrupamentos, mesmo sendo complicado devido ao comportamento da turma.Sempre valorizo o raciocínio e registro que os alunos utilizam para a resolução de situações -problemas. A socialização é frequente, mesmo porque é fundamental a troca de experiências e saberes. Quanto à nós professores, é importante propor questões desafiadoras e evitar apresentar aos alunos problemas modelo, o que pode gerar no aluno uma situação de acomodação.

Viviane Caetano Gomes Fernandes disse...

O conhecimento da metodologia de situações problema, mostra o professor como mediador, aonde o raciocínio do aluno ao resolver o problema, é o mais importante, pois o professor não dá uma teoria prévia, são os alunos que utilizam seus próprios recursos. O professor apenas incentiva e contribui, fazendo-os expor como chegaram aquela resolução, para avançarem em seu processo de conhecimento. E além disso, deve se ter o cuidado na escolha dos problemas, para não trazer o desinteresse, pois o estímulo do raciocínio é fundamental para o aluno avançar. Importante também utilizar métodos adequados dentro de suas vivências sociais e experiências pessoais, ou até mesmo, aproveitar outras disciplinas, para contribuir, valorizando assim o diálogo entre aluno e professor e também aluno com aluno.
Essa metodologia vem favorecer ao me auxiliar, tornando mais fácil a realização das hipóteses de cada aluno, na busca de ajuda-lo a desenvolver a construção de seu conhecimento e verifiquei que em grupo a troca de idéias estimula o raciocínio, deixando de ser um aula de imposição.

Ester Fonseca disse...

O curso contribuiu com a minha formação profissional, favorecendo o trabalho desenvolvido no ambiente escolar. O conhecimento dos diferentes caminhos para a resolução de situações- problema é essencial para organizar as praticas em sala de aula e auxiliar na aprendizagem dos alunos.
Ao realizar as atividades num processo interativo, na troca de informações permite ao professor atuar de forma eficaz, auxiliando as crianças na construção do conhecimento. O trabalho com resolução de situações-problema possibilita ao aluno resolver o problema utilizando conhecimentos próprios,para resolver o problema, e o profesor atento as atitudes e respostas dadas pelos alunos deve fazer intervenção apresentando informações adequadas para que que pensem e encontrem os caminhos para resolver os problemas. É fundamental que o professor estimule a discussão sobre os procedimentos utilizados e a solução encontrada, para que o aluno se aproprie do conteúdo estudado.

Manuela Lopes dos Santos disse...

O uso da resolução de problemas é um desafio para o aluno, e no momento em que isso acontece, ele se sente motivado. Deixar que o aluno pense de forma livre para solucionar o problema, faz com que ele mobilize conhecimentos prévios e diversos, mesmo que ainda não estruturados sistematicamente. Outro momento rico nesse processo é quando se dá voz ao aluno, para que ele socialize o que raciocinou que possivelmente irá de encontro ao pensamento de outro aluno, promovendo assim uma reflexão de todos. Todo processo sempre intermediado pelo professor, só faz com o que os alunos avancem.

Fabiana Cassiana disse...

Para que a resolução de problemas seja realmente enriquecedora é fundamental perceber as estratégias que cada criança utiliza, onde à partir daí o professor validará a aprendizagem. É relevante descobrir que não se determina o problema por operação, mas sim por ideia. Cabe ao professor assumir o papel de mediador, fazer boas perguntas para que os alunos refitam,propiciar situações significativas, utilizar recursos diferentes, incentivar e estimular o raciocínio,deixando que ele seja o construtor do seu próprio conhecimento. Sendo assim, com certeza obteremos um ensino de qualidade.

Fabiana Cassiana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Wilma da s.sobrinho disse...

Tendo a oportunidade de conhecer a metodologia,fez com que o raciocínio,da criança e a expectativa do professor que auxilia em resolver(resolucionar)as questões em desafio,de valorizar o que o aluno pensa naquele momento;tudo isso é fundamental para aprendizagem do aluno em questão;ou seja tudo que ele aprende de certa forma vem de experiência da pratica social,em meio ao convívio dele.

mauricelia disse...

O curso Emai foi importante para a minha prática em sala de aula pois, acrescentou e confirmou algumas informações e práticas pedagógicas: dar voz ao aluno, valorizar seu raciocínio,o trabalho em grupo, duplas essa troca de informações é necessário e importante no avanço da aprendizagem e no desenvolvimento do raciocínio lógico.E que a função do professor como mediador na busca de resolução de problemas é importante.

suenia disse...

Assistindo o vídeo pude perceber que a metodologia da resolução dos problemas é muito útil para nós educadores, pois,nos norteia como devemos propiciar situações de aprendizagens aos alunos, assim não sendo o detentor do saber, mas instigando os educandos a buscarem a resolução da situação problema da melhor forma que for possível para cada um. Ainda, pude, aprender o quão é importante o professor ser mediador na situação problema, assim , buscando tirar do aluno o raciocínio que o educando vai construir através de suas próprias análises.

Unknown disse...

Sergio Braghittoni..
A situação problema implantada na forma de desafios, conforme metodologias variadas, oferece estratégias estimulando o pensamento e a curiosidade das crianças para resolução dos desafios perante as atividades.

Unknown disse...

A situação problema implantada como metodologia, oferece estratégia para estimular o pensamento e a curiosidade das crianças para resolução dos desafios perante as atividades.

Unknown disse...

O docente deve criar diversas situações para que o aluno desenvolva o conhecimento na área da matemática e a resolução de problemas é a chave para que o aluno identifique a necessidade deste conhecimento, através desta metodologia a criança faz uma ligação da atividade com seu cotidiano.

LAINE CHAGAS RASPA disse...

O uso da metodologia de resolução de problemas permite ao aluno acionar conhecimentos prévios para adquirir novos, com a socialização vem a importância de incentivar e valorizar o raciocínio, dar voz ao aluno, promover o diálogo, sempre com atividades significativas e interessantes na medida da capacidade de cada aluno, durante esse momento também é possível questionar a forma de pensamento e sugerir caminhos mais curtos por exemplo.

Anônimo disse...

Resoluções de Problemas.
O vídeo esclarece o trabalho da metodologia de resoluções problemas. É muito importante as experiencias e as vivencias dos alunos, isso faz a criança raciocinar,a criança sente valorizada na construção do conhecimento,devemos incentivar no desafio,sempre respeitando os seus pensamentos só intervindo quando necessário.
Sempre dando voz ao aluno para propor seu raciocínio, abrindo assim discussões.
Para uma aula se tornar interessante e prazerosa sempre preparar o ambiente.
Mariuza Paulino Franco