Atividade 2 (3 horas)
Em nosso segundo encontro , discutimos estratégias e possibilidades de trabalho em sala de aula para auxiliar os alunos a avançarem em suas hipóteses numéricas. Uma das estratégias referia-se ao uso do quadro numérico e abordamos a maneira como está sendo trabalhado no segundo ano (EMAI - volume 2).
A partir do roteiro proposto na Atividade 1, faça o estudo das sequências:
Faça um registro reflexivo sobre a continuidade do trabalho com os estudos dentro do sistema de numeração decimal.
- Primeiro ano : Sequência 4
- Segundo ano : Sequência 7
- Terceiro ano : Sequência 2
- Quarto ano : Sequência 1
- Quinto ano : Sequência 1
Faça um registro reflexivo sobre a continuidade do trabalho com os estudos dentro do sistema de numeração decimal.
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Fazendo sequência de números até 31 trabalhando com os dias da semana,sugerindo quais dias do domingo e mais dias.Sugerindo um número qual vem antes qual vem depois.Tudo isso trabalhando com calendário.Com o que tem na sala de aula pedindo para colocar o dia e dia da semana.
mariuzafranco@hotmail.com
O uso do calendário é uma estratégia adequada para a proposta de números sequenciais. Dessa forma, poderemos trabalhar antecessor e sucessor. Quantos dias tem a semana, quantos dias tem um mês, quantos sábados e domingos teve o mês, quem faz aniversário no referido mês e em que dia desse mês.
É MUITO IMPORTANTE estas sequencias dos livros do EMAI nas séries inicias Todas retomando as anteriores assim os alunos estão sempre relembrando os conteúdos dados,assim valoriza bem as aprendizagem. Retomando números,contagens,comparação,estimativas,decimais,calendário,escrita de números em textos e cartelas de jogos, comparar coleções,trabalhar com calculadoras,enfim reconhecer números naturais no dia a dia,
A sequência dos volumes dos livros do EMAI do primeiro ao quinto ano, trás ao professor uma maior organização do como fazer para que a aprendizagem do aluno sobre o número decimal seja realmente consolidada.Todos os volumes ensinam que a melhor forma de introduzir o conteúdo é trabalhar com atividades significativas para os alunos. Percebemos que quando o aluno consegue identificar-se com o que se pede e sua realidade fica mais condizente trabalhar com suas habilidades. Todo início dos processos pede que o professor trabalhe a oralidade do conhecimento prévio de seus alunos e assim o prosseguir cria um vínculo com o apoio do real para o aprendizado.Percebemos que nos primeiros anos a fala do professor e a do aluno é considerada fundamental para as próximas etapas comecem a encaixar-se no conteúdo, que nesse caso é os números decimais.
No primeiro ano quando fazemos uso do calendário, a idade cronológica vinculado com a sonoridade dos números notamos como a criança vê o número.
No segundo ano produzir a escrita do número, utilizar-se dos códigos, reconhecer o números nos diversos âmbitos sociais continua o trabalho com as crianças para que ela perceba que existe as ordens de grandezas.
No terceiro podemos notar que a continuidade se dá de modo lúdico com mais intensidade, esse movimento não linear concorda com as outras atividades geradas nos anos anteriores e posteriores.
No quarto ano notamos que podemos levar o conhecimento do aluno para fora do ambiente escolar quando ele já através da observação prolonga seu conhecimento com atividades de verificação do quarteirão, pontos de localização e movimentação, o trajeto do espaço que se locomove, dentre outras atividades que firma cada vez mais o uso do SND.
E no quinto ano vemos que a ampliação continua através de dados mais apurados de conhecimento como o uso do plano cartesiano, movimentação de pessoa ou objeto no espaço.
Isso para mim, não quer dizer que o Emai nos limita na sequência mas que eu posso ir além dependendo da turma que estou, mas também me dá a garantia que as demais capacidades de aprendizagem vão ser garantidas nos anos seguintes.
Waldeniza Rodrigues
As Sequências: 4 do 1ºAno, 7 do 2ºAno, 2 do 3ºAno, 1 do 4ºAno e 1 do 5ºAno, atendem as expectativas de aprendizagem propostas em suas sequências, uma vez que têm como regularidades o aprendizado em espiral, onde partem de objetivos bem planejados e de forma crescente nas dificuldades. Contudo, respeitam os conhecimentos já adquiridos e a maturidade das crianças. Essas atividades apresentam problemas, provocam a busca dos conhecimentos prévios pelos alunos, criam conflitos a partir dos conhecimentos já assimilados anteriormente e permitem a socialização na busca de hipóteses para explicar aquilo que ainda é conflitante para elas e que ainda não estão dando conta de resolverem sozinhas. Todas as atividades do EMAI apresentam essa singularidade, ou seja, a preocupação com o aprendizado em espiral, onde as atividades vão se complementando e crescendo em dificuldades em conjunto com os saberes dos alunos.
As sequencias que foram apresentadas vem a facilitar o aprendizado nos alunos, o importante e pode se dizer que é o que valida o aprendizado, é o significado que isto tudo tem para eles, a forma que lhe foi apresentado todos estes conteúdos tem de fazer parte de seu cotidiano e levá-los a reflexão, de forma que ele perceba onde a matemática está presente em sua vida e em seu cotidiano e não se limita aos muros da escola.
O material de matemática para a educação dos anos iniciais Emai, é voltado para a integral evolução e desenvolvimento dos anos iniciais e ainda dá um suporte aos anos que em sequência virão. É importante ressaltar que as aulas precisam seguir as orientações que o material do professor apresenta, somente desta maneira realmente se dará por completo o plano estrutural educacional que ali está apresentado.
É importante que o professor estude o material do professor em sua totalidade, se prepare com antecedência para as aulas afim de preparar de forma adequada todos os passos que o material solicita e dentro desta diretriz complemente com informações que lhe forem pertinentes a turma.
Ao realizar os estudos das sequências, percebi a importância de seguir as atividades dentro das sequências, em uma rotina semanal, pois observei que uma depende da outra, para que assim, a criança desenvolva a construção de seu conhecimento e entenda o sistema decimal.
Sabemos que, a matemática não está só na escola, pois para a criança, os números estão em sua vivência social, como na tv, no número de casa, data de aniversário, sua idade, etc...Porém, ao chegar na escola aonde o professor terá que ensinar o sistema de numeração para elas, precisará apresentar atividades que as estimule a conhecer o algarismo, a contagem, a cardinalidade e a relação entre número e quantidade (comparação), apresentando calendário, quadro numérico, data de aniversário da turma, contagem de objetos de coleção.
Tanto no 1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano, ao estuda-las verifiquei que todas possuem , sequência numérica, contagem (quantidade), contagem de comparação, por agrupamento., sucessor e antecessor dos números, contagem com com 3 algarismos sequência numérica, agora de 0 a 100, no 3º ano. Quadro numérico já com regularidades (descobre-se a regra de como fazer) , cardinalidade, no 4º ano. E ao chegar no 5º ano, agrupamento de 10 em 10, chega-se no valor posicional dos números e milhar.
Então, existe uma sequência a ser seguida dentro desses volumes e séries, para que a criança construa seu conhecimento. Contudo, o papel do professor é mediador, questionando, confrontando, intervindo, circulando pela sala para observar a hipótese da criança e de como ela pensa ao realizar a atividade dada, e em grupo, ao socializar, a troca de experiências, ajudando assim a criança dentro do seu conhecimento alcançar e progredir as expectativas desejadas, nesse caso o sistema de numeração decimal.
As atividades propostas atendem as expectativas de aprendizagem, e os conteudos são organizados de forma sistematizada, possiblitando aos alunos utilizar caminhos proprios na construção do conhecimento matemático. As situaçãoes de aprendizagem valorizam a discussão, a oralidade, para que os alunos expliquem os procedimentos utilizados na resolução das atividades, e possibilita ao professor, a partir das respostas dadas pleos alunos, planejar intervencções adequadas, para auxiliar no processo de aprendizagem.
Nas sequencias didaticas do primeiro ano os conteúdos trabalhados são retomadas a cada aula. Inicia se a partir do que os alunos já sabem, ou seja, da ideia que fazem a respeito dos números, com ênfase na recitação , para que estabeleçam a relação entre os números recitados e a sequencia númerica , e assim percebam a regularidade dos números.
As sequencias de atividades propostas para o segundo ano são contextualizadas a partir do cotidiano dos alunos, propõe a comparaçã de coleções com estimativas e em seguida, a contagem dos objetos e o registro dos números, para reconhecer as posições que o número ocupa e percebam queao adicionar um número forma outro, e assim façam uma reflexão a respeito das regularidades do sistema de numeração decimal.
As sequencias de atividades para o terceiro ano, trabalham a regularidade dos números, a ordenação e comparação , para que percebam que alternando a posição dos algarismos pode formar diferentes números.
Nas sequencias de atividades para o quarto e quinto ano retoma o tema estudado para que os alunos consolidem o conteúdo estudado.
É importante que o professor crie um ambiente de interação, de troca de informações, onde os alunos tenham oportunidade de expressar o que sabem e se apropriem do novo conhecimento. Possibilita ao professor observar os procedimentos utilizados para a resolução das atividades e faça intervenção adequada para que os alunos avancem na construção do conhecimento.
As atividades propostas em todos os anos atendem as expectativas de aprendizagem, permitindo sempre aos alunos usar suas próprias estratégias, para a consolidação dos conteúdos apresentados.
Na sequência didática 4 do primeiro ano, busca-se levantar os conhecimentos prévios dos alunos, quais os números familiares,ensinar o apoio do quadro numérico, ideias de comparação e composição, relação entre quantidade e a representação numérica por fim o calendário que acaba se tornado mais um apoio.
Na sequencia de didática 7 do segundo ano, há a utilização dos números no preenchimento de uma tabela, comparação de quantidades, ideia de agrupamento, comparação e atividades, composição dos números (decomposição),e a utilização da calculadora para a construção do número.
Na sequencia didática 2 do terceiro ano são propostas atividades que tem como foco a regularidade dos números, a ordenação e comparação , para que percebam que alternando a posição dos algarismos pode formar diferentes números, e a ideia de lateralidade( movimentação espacial.
Na sequencia didática 1 do quarto ano é proposto uma validação dos conteúdos apresentados nos anos anteriores entretanto com desafios.
Na sequencia didática 1 do quinto ano também é proposto uma validação e mais uma oportunidade de consolidar os conteúdos apresentados nas anos anteriores
Existe uma continuidade no desenvolvimento de atividades, pode se notar em todos os livros que são propostas atividades que levam as crianças a refletirem sobre o sistema decimal, claro de acordo com as especificidades e características de cada ano. Sempre buscando tornar a atividade prazerosa e significativa para o aluno, dando voz e vez ao aluno.
Percebemos que o sistema de numeração decimal está posto para a criança de forma reflexiva,na observação, aplicação de regularidade, para desenvolver o pensamento matemático e não apenas como forma de memorização.
A sistematização do material é apresentada de forma sistemática aumentando o grau de dificuldade a cada ano.
Todo o conteúdo contempla o sistema decimal de numeração de forma abrangente e simultânea com outros conteúdos.
Os conceitos vão sendo ampliados conforme os anos.
Cláudia Alves Teixeira de Aguiar
As sequências do Emai nos anos iniciais é uma verdadeira trajetória, um processo contínuo, onde requer do professor uma rotina organizada e planejada.
Quanto aos alunos, à medida que a criança vai amadurecendo suas estratégias e conhecimento "casa" com os conteúdos propostos pelo Emai.
A coleção EMAI, Educação nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ela foi elaborada em uma sequencia, que vem a valorizar o conhecimento prévio do aluno, partindo se deste percebemos que há em cada criança uma riqueza de conhecimentos que aprendemos a usar e valorizar, a mudança do professor é fundamental, para que a forma de ensinar matemática hoje seja diferente de ontem, pois o mesmo tem que ir em busca de novos conhecimentos de como ensinar matemática, a mesma não esta presa em uma caixinha, ela faz parte de nosso dia a dia , e as crianças estão bem atentas a isto, dando lhe a capacidade de compreensão , e expectativas de aprendizagem, permitindo a descoberta de sua própria estratégia , para a realização dos conteúdos apresentados.
As atividades propostas nas sequencias se preocupam em estabelecer uma conexão com o que virá na sequencia seguinte, bem como os anos seguintes. É importante que cada atividade seja trabalhada na sequencia, sem deixar nenhuma para trás, pois uma atividade se conecta a outra dentro de um mesmo processo que vai aprofundando gradativamente o seu grau de dificuldade. O professor dever seguir as orientações descritas no Emai, sempre intervindo, desafiando os alunos e os colocando como protagonistas das situações, para que possam se expressar e socializar o seu conhecimento.
A proposta da Atividade era a analisar as seguintes Sequências: 4 do 1ºAno, 7 do 2ºAno, 2 do 3ºAno, 1 do 4ºAno e 1 do 5ºAno; e após esta análise podemos perceber que o EMAI foi organizado “pensando“ o conhecimento de forma ESPIRAL, o que isso significa? Quer dizer que a construção do conhecimento acontece de forma gradativa, mas não linear. No primeiro ano a sequência didática 4: além de levantar os conhecimentos prévios dos alunos, os números familiares, estratégia de contagens com apoio de objetos, inicia a construção “sistemática” do SND.
A sequencia de didática 7 do segundo ano, aqui vamos percebendo que o grau de complexidade vai aumentando, apesar de continuar a comparação de quantidades, ideia de agrupamento, comparação; o aluno irá formular hipóteses de grandezas numéricas, a partir da posição dos algarismos e a utilização da calculadora para a construção do número.
No terceiro podemos perceber a regularidade dos números, a ordenação e comparação e através destas estratégias possa compreender o Sistema de Numeração Decimal. Também localização, lateralidade e movimentação espacial.
Na sequencia didática 1 do quarto ano é proposto uma validação dos conteúdos apresentados nos anos anteriores com a continuação das estratégias de contagem.
Para dar continuidade no quinto ano observamos que a ampliação continua através de dados mais apurados de conhecimento de tabelas, retas numéricas, sucessor e antecessor e principalmente das regularidades. Enfim o que é possível compreender é que em todos os anos as propostas são gradativas e nenhum conhecimento deixa de ter continuidade, isto é bem importante, pois através deste seguimento podemos contar também com a maturidade do aluno, pois às vezes acreditamos que o aluno após a atividade ainda não havia consolidado o conhecimento, mas ele terá esta oportunidade, nas sequências posteriores.
A continuidade no Emai se dá de forma gradativa. O conteúdo é introduzido, revisto e aprofundado, permitindo que a criança vá construindo seu conhecimento. Durante esse processo o professor tem a oportunidade de verificar a aprendizagem e fazer as intervenções adequadas, como por exemplo sugerir formas mais rápidas para se chegar a um determinado resultado, questionar o porquê de determinada resposta, etc. No momento da socialização, a importância de dar voz a criança para mostrar seu pensamento e assim ajudar a conhecerem outras estratégias com os próprios colegas. Atividades como o uso do calendário e da calculadora (significativos) proporcionam a criança verificar a sequência numérica, o sucessor e o antecessor, registro numérico, etc.
Laine Chagas - Fioravante Iervolino
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