Atividade 1 ( 3 horas)
Em nosso primeiro encontro estudamos a Sequência 1 do EMAI primeiro ano volume 1. Vale lembrar que a THA é composta por 5 sequências e que cada sequência possui 5 atividades ( salvo a atividade de avaliação da THA). Nosso ponto de partida foi entender como funciona a THA (Trajetória Hipotética de Aprendizagem) e refletir sobre as questões abaixo:
Etapas para análise:
- Lemos a atividade proposta no Caderno do Professor;
- Refletimos sobre a atividade, observando os seguintes aspectos:
- Atende a expectativa de aprendizagem proposta na sequência?
- Quais são as possíveis respostas dos alunos?
- Quais intervenções podem ser feitas para que os alunos avancem no conhecimento dos números?
Agora é sua vez:
Escolha uma sequência de atividades proposta no EMAI ( de preferência aquela que você irá trabalhar) e faça uma análise verificando as etapas acima.
Lembre-se:
- Identificar a atividade com seu nome;
- Especificar qual o ano trabalhado, a THA e a sequência escolhida.
9 comentários:
Mariuza Paulino Franco
3º ano, Volume 2, Sequencia 31, Atividade 31.5
Conhecimento do Professor: O professor neste ponto necessitará de seus conhecimentos para observar e explorar, perguntas e respostas dos alunos acerca da multiplicação.
Objetivos do professor para a aprendizagem dos alunos: Nesta atividade o objetivo é assegurar que o aluno compreende de quanto em quanto há um aumento no resultado das multiplicações. Primeiramente iniciei com multiplicações aleatórias que propus na lousa iniciando uma conversa com todos.
Plano do professor para a atividade de ensino: A aula inicia-se com o levantamento do conhecimento dos alunos com a conversa inicial. Neste momento analiso se toda a turma já adquiriu a mesma compreensão sobre a multiplicação. Boas perguntas são necessárias, partindo de DE QUANTO EM QUANTO OS RESULTADOS AUMENTAM?
Hipóteses do professor sobre o processo de aprendizagem dos alunos:Neste ponto, analisei a turma imaginando suas possíveis respostas assim pude pensar em adaptações já que há alunos na sala que respondem de forma diferenciada aos demais.
Realização interativa das atividades de sala de aula: A atividade foi realizada primeiramente de forma individual no livro, depois convidei alunos para realizar na lousa as mesmas multiplicações e voltamos a analisá-las, o mesmo aconteceu com a atividade B.
Avaliação: Todos participaram com seus comentários, percebo que ao verbalizar os alunos sentem-se parte da atividade, criam conceitos próprios e realizam com muito mais prazer as atividades propostas.
2°Ano, Volume 2, sequência 32, Atividade 32.1
Primeiramente a conversa inicial, com o propósito de verificar os conhecimentos dos alunos, com o uso convencional e social do sistema monetário.
Conhecimento - O professor precisa ter a compreensão do sistema monetário, assim como, das estratégias para o uso social.
Objetivo - O professor terá como objetivo convalidar o conhecimento das cédulas (dinheiro) e seus valores monetários, verificando as estratégias utilizadas pelas crianças para a composição dos resultados.
Estratégia - Foi ofertado "dinheirinho fictício", dessa forma, as crianças com dificuldades puderam adequar seus conhecimentos com a atividade proposta.
Respostas: houveram crianças que utilizaram a estratégia de adicionar todos os valores, outa estratégia utilizada foi a de adicionar cinquenta mais sessenta e depois de encontrar o resultado, foi feita outra adição com o quarenta e dois.
Desenvolvimento:
Leitura individual;
Leitura compartilhada;
Observação das estratégias (com perguntas instigadoras);
Compartilhamento das estratégias (diferenciadas);
Convalidação do conteúdo.
Unidade 8- 4º ANO- SEQ.30- ATIVIDADE- 30.1
No conhecimento do professor , ele terá de saber formular situação problema, com objetivo em que a criança analise, interprete, e resolva situações problemas compreendendo diferentes significados das operações com os números naturais. Iniciando-se assim, uma conversa, questionando as crianças se já brincaram de adivinhações do tipo; O QUE É O QUE É,Só que agora com os números, teram de adivinhar que número estou pensando, EX; Sou número maior que 500 e menor que 1000, que número sou.
O plano do professor, proponho que façam duplas, leiam o enunciado da primeira situação- problema e discutam os procedimentos de resolução e compartilhem. Circulo pela classe para observar e se sentir necessidade , socializo , convidando a dupla para relatar ao grupo como pensou para resolver a situação e que tipo de resolução utilizou e compartilhar com a classe.
Nas hipóteses, pode aparecer a idéia de sobrecontagem de cem e cem EX; Qual o número adicionado ao 300 para obter 1000. Do número 800 tirei um valor , obtive 400, que número é esse, podem relacionar com o dobro de 400 e responder 400.
Na realização interativa, propus que os alunos elaborem duas adivinhações r troquem entre eles, registrando suas soluções na lousa, utilizando a relação entre adição e subtração, o que uma faz a outra desfaz.
Percebi na avaliação, que tiveram facilidade em resolver as operações, utilizando a operação inversa e trocaram suas experiencias em dupla, e também na socialização, tornando assim as resoluções uma verdadeira brincadeira. Utilizei fichas de papel cartão aonde, contendo PENSEI NUM NÚMERO, outro com o resultado do número adicionando ou subtraindo , fazendo preguntas de adivinhações, , ficando mais fácil com a visualização.
WALDENIZA RODRIGUES
ATIVIDADE 1
EMAI – 5º ANO – ATIVIDADE 29.3
Etapas para análise:
1. Atende a expectativa de aprendizagem proposta na sequência?
• Sim, a atividade 29.3 atende as expectativas de aprendizagem proposta na sequência: compreender o conceito de perímetro.
• Espera-se nessa atividade que o aluno resolva situações-problema que envolva o cálculo de distância.
2. Quais são as possíveis respostas dos alunos?
• Que pode obter as medidas somando os lados ou multiplicando os lados opostos, no caso das figuras retangulares ou multiplicando por quatro nas figuras quadradas.
3. Quais intervenções podem ser feitas para que os alunos avancem no conhecimento?
• Apresentar atividades que levem o aluno a refletir sobre o cálculo do perímetro. Exemplo: figuras com medidas diferentes, para que o aluno perceba que perímetro é o contorno da figura. Assim uma figura com lados diferentes deverão ser somados um a um, se for uma figura retangular, poderá usar a multiplicação, já que os dois lados da vertical terão a mesma medida, e os dois lados da horizontal as medidas também serão iguais. Questionar como será o calculo de um terreno triangular, por exemplo. Fazer as intervenções de acordo com as dúvidas que forem surgindo.
Samanta de Sá
Sequência 25, EMAI 1º ano, volume 1.
Atividade 25.1
Análise:
1. Atende a expectativa de aprendizagem proposta na sequência?
• Sim, a atividade 25.1 atende as expectativas de aprendizagem proposta na sequência: identificar escritas numéricas relativas aos números, frequentes e familiares; realiza a contagem de objetos, resolver problemas do campo aditivo, reconhecer a utilização dos números em seu contexto doméstico e familiar.
• Na realização desta atividade, é esperado que os alunos consigam estabelecer a relação do numero com as quantidades, e expressa -las.
2. Quais são as possíveis respostas dos alunos?
•espera-se que os alunos identifiquem e consigam representar as quantidades das frutas, expostas na atividade.
3. Quais intervenções podem ser feitas para que os alunos avancem no conhecimento?
• Havendo dificuldades, é possível intervir como proposto na atividade acompanhando junto aos alunos a execução da atividade na lousa, e levantando questões contrarias com outros objetos e quantidades, dependendo das dúvidas que forem surgindo.
Os conhecimentos prévios do professor servirão nesta etapa para observar e explorar as relações que a turma faz através de perguntas e respostas.
O objetivo na atividade é assegurar que o aluno compreenda uma relação entre quantidades e representação gráfica dos números. A avaliação se dará ao decorrer da realização da atividade, observando se os alunos conseguem realizar as atividades, o grau de dificuldade para a realização dela.
Cláudia Alves Teixeira de Aguiar
Emai volume 2, 2º ano, sequência 30 "Medindo o tempo" atividade 30.1
A atividade atende a expectativa de aprendizagem proposta nesta sequência, sendo observado o tempo adequado a ser trabalhado e a necessidade de cada criança.
O trabalho é iniciado com uma conversa realizando um levantamento sobre o conhecimento que cada criança possue. O professor deve propor e formular questões, aguçar a curiosidade das crianças, levar a atividade o mais próximo possível da realidade de cada criança.
No caso dessa sequência "medindo o tempo" as crianças compreendem facilmente a hora marcada no relógio digital. Levei para a turma um relógio de ponteiros e trabalhei coletivamente na lousa sobre o horário que acorda, horário que almoça, o horário da escola, entre outros. Poucos alunos já tinham o conhecimento sobre a função de cada um dos ponteiros, os alunos demonstraram muita dificuldade sobre a alteração após às 12 horas, que o correto seriam 13 horas, 14 horas e assim por diante.
Foram propostas diversas atividades para casa no objetivo dos familiares auxiliarem a aproximação ao novo conteúdo à realidade de cada um. Nos dias seguintes às atividades para casa, socializamos com a turma, onde cada um relatava suas experiências que a medida do tempo está presente no nosso cotidiano.
Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, 1º ano, volume 2, sequencia 31 atividade 31.3, expectativa de aprendizagem, analisar interpretar, resolver e formular situações problemas, compreendendo alguns dos significados da multiplicação e da divisão. Iniciamos, com uma conversa, para o levantamento de seus conhecimentos, sobre o parque , após adquirir esses conhecimentos, vamos brincar, estamos no parque e o nosso brinquedo favorito é o carrinho bate-bate e a roda gigante, organizando as cadeiras, para a representação do carrinho bate-bate , sempre com dois lugares, enfatizando bem a contagem, 2 em 2, esse trabalho se realizou em 3 aulas, só assim passamos para a representação da roda gigante, usando a mesma estratégia, mudando apenas a forma de contagem, que passa a ser, 4 em 4, e assim foi trabalhada toda a sequencia, pois a estratégia usada em sala abriu um leque para que as aulas fossem produtiva e participativa, com o surgimento de situações problemas, a verificação de suas dificuldades , para que os alunos possam perceber e compreender o significado de 3operações , adição ,multiplicação e divisão, esse é um processo longo , mas muito produtivo, atendendo a expectativa de aprendizagem, com possíveis perguntas e respostas dos alunos, e um professor atento para garantir que os alunos avancem em seus conhecimentos.
3¤ano-volume 2-sequência 31,ativ 31.2.
Com o parecer do professor e seus conhecimentos para explorar diversas formas,perguntas e extratégias para o uso da tabuáda(multiplicação).
Tem como objetivo maior fixar a sequência da tabuáda,onde o resultado do primeiro acrescido do n¤ posterior sera o resultado da sequencia seguinte ou seja primeiramente uma multiplicação aleatória trabalhada na lousa,usando quantidade × quantidade;(3×6) trabalhada na lousa um a um na sequência.
O professor tera que usar a imaginação para trabalhar a multiplicação dando exemplo real do dia-a-dia da criança,como exemplo bala na cantina"João comprou 6 balas,quantas balas ele teria se tivesse comprado o triplo de balas"...o aluno tera que saber que (3)é o triplo,portanto o triplo é 3× a quantidade.. neste caso de balas;ou usando a adição(6+6+6)=18.
Portanto fixar todos os dias a tabuáda é a melhor forma de aprender a resolver qualquer questões do campo múltiplicativo.
Fazer chamadada oral é um artificio de exercitar e não memorizar a tabuáda;através disso podemos usar tabela,grafico,reta numérica,probleminhas ou até contas no campo múltiplicativo.
Postar um comentário